Presos deixam Pedrinhas(MA) e vão para presídios federais de helicóptero

Secretaria não quis confirmar nomes e quantos presos deixaram o local

A Sejap (Secretaria de Estado de Justiça e Administração Penitenciária) informou que realizou a transferência de presos do Complexo Penitenciário de Pedrinhas em São Luís, no Maranhão, para presídios federais nesta segunda-feira (20). Um helicóptero foi usado para o procedimento.



A secretaria disse em nota que prefere não informar os nomes e quantos presos foram transferidos por questão de segurança. Os detentos foram levados em aeronave da Polícia Federal e as famílias foram comunicadas sobre os destinos.

Cerca de 22 presos já haviam sido transferidos na semana passada, segundo o Ministério da Justiça. Uma lista feita pelo governo do Maranhão apontava a necessidade de transferir mais 35 homens.

Agentes da Força Nacional de Segurança Pública vão permanecer no Maranhão até o dia 23 de fevereiro. O novo prazo de 60 dias, a contar do dia 25 de dezembro do ano passado, foi publicado no Diário Oficial da União, e atende ao pedido da governadora do Estado, Roseana Sarney. Os agentes estão ajudando no trabalho de segurança dentro do sistema penitenciário local desde 24 de outubro.

De acordo com o Ministério da Justiça, o auxílio permite ?evitar ao máximo os confrontos entre integrantes de facções criminosas? e ?dar apoio à direção dos presídios na manutenção da rotina do sistema prisional por conta de recentes rebeliões?.

Fonte: R7, www.r7.com