Teresina já registrou 32 assassinatos só em janeiro

A gravidade das ocorrências tem comovido a população da capital

A maioria são vítimas na faixa etária de 15 a 30 anos | Reprodução Rede Meio Norte
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O primeiro mês do ano de 2014 já tem registrados pela polícia 32 homicídios em Teresina, a maioria são vítimas na faixa etária de 15 a 30 anos. A gravidade das ocorrências comove a população, a exemplo do caso em que a mãe ajudou a amarrar o próprio filho envolvido em um assalto nesta quinta-feira, 23, no bairro Areias, em Teresina.

Nesta sexta-feira, 24, o programa Agora, da Rede Meio Norte, promoveu um debate com a participação de populares que têm familiares envolvidos com drogas, e também com a participação de Pastorais das Igrejas Católica e Evangélica , além de representantes de grupos de apoio à família.

A professora de Educação Física do bairro Ilhotas, conhecida por Rosa, afirma que é irmã de dois dependentes químicos e associa a difícil situação à separação dos pais. ?Um deles está internado há dois meses e o outro não tem perspectiva de vida e vive consumindo drogas o tempo todo, depois de um ano e meio internado. A gente não pode apontar apenas um culpado. A nossa mãe nos criou sozinha. Com certeza a união da família favorece na formação dos filhos?.

Uma dona de casa, ainda no bairro Ilhotas, com grande lamento, afirma que o seu sobrinho vive nas ruas. ?Ele só almoça lá em casa quando aparece?. Ela afirmou que o pai do rapaz foi assassinado, o que o fez adentrar no mundo das drogas.

Para o pastor Osmar Carvalho, a base de uma sociedade é a família e não o Estado e nem a Segurança Pública. Ele afirma que as drogas são o maior mal do século. ?Se ela (a família) entrar no caminho da falência, nós vamos ter o que estamos enxergando todos os dias; o mundo está o caos porque as drogas são o mal deste século?. Ele assegura que a formação dos filhos é fruto de uma convivência harmoniosa entre os pais. ?A regra é: pai e mãe estruturados com filhos debaixo de afetos com disciplina?

A coordenadora e psicóloga do Grupo de Apoio à Família, Rita Lisboa, atua no bairro Ilhotas, zona Norte de Teresina, onde várias vidas já foram ceifadas por causa das drogas. Ela considera a situação atual é um grande desafio, pois os familiares somente procuram o grupo quando estão em situação de extrema fragilidade. ?Elas só vêm quando não sabem mais o que fazer?, disse.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES