‘Justiça Restaurativa’ dará apoio psicológico às vítimas de crimes

Programa 'Justiça Restaurativa' será lançado na próxima segunda.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na próxima segunda-feira (12/06) o Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) e órgãos parceiros lançam a campanha de incentivo às vítimas a fim de participarem do Programa Justiça Restaurativa. A solenidade acontecerá no Plenário do Tribunal, às 8h30. 

O juiz Vidal de Freitas, Titular da Vara de Execuções Penais de Teresina, explica que o Programa Justiça Restaurativa vem para contribuir para a pacificação social e para a reparação dos danos emocionais sofridos pela família. Segundo o magistrado, a ocorrência de um crime perturba a paz social e causa sofrimentos à vítima e aos seus parentes e amigos.

“Independentemente da condenação do autor do crime e não interferindo na execução da pena, o programa Justiça Restaurativa atua buscando equilibrar o atendimento às necessidades das vítimas e da comunidade com a necessidade de reintegração do agressor à sociedade. Procura dar assistência à recuperação da vítima. O processo restaurativo é um processo no qual a vítima, o ofensor e/ou qualquer indivíduo ou comunidade afetada por um crime participam junto e ativamente da resolução das questões advindas do crime”, afirmou. 

O programa fornece à vítima a oportunidade de expor seus sentimentos e percepção relativos ao dano sofrido, de fazer perguntas que compulsoriamente invadem seu cotidiano e de dizer do impacto que o trauma causou a si e aos seus, contribuindo para uma atitude reflexiva e reparadora do ofensor e para a restauração do ofendido, contribuindo para a pacificação social.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES