Proprietária de restaurante morre após ser baleada durante um assalto

Ela estava na Praça Santos Dumont, na Gávea, próximo ao B.G Bar, quando foi abordada por dois assaltantes em uma moto


Proprietária de restaurante morre após ser baleada durante um assalto

Uma das proprietárias do restaurante Guimas, Maria Cristina Bittencourt, conhecida como Tintim, morreu após ser baleada no começo da tarde desta quinta-feira, durante um assalto. Ela estava na Praça Santos Dumont, na Gávea, próximo ao B.G Bar, quando foi abordada por dois assaltantes em uma moto. Peritos estiveram no local, e o corpo da vítima já foi removido.

Segundo o delegado Antônio Ricardo Nunes, titular da 15ª DP (Gávea), os bandidos podem ser da Rocinha. A polícia já tem a descrição do criminoso que atirou na comerciante. Segundo relato de testemunhas, ele é um homem pardo, com cerca de 30 anos e 1,70 m de altura. Policiais agora vão analisar imagens das câmeras de video do condomínio e dos restaurantes na Praça Santos Dumont para identificar o outro assaltante. O delegado disse ainda que, minutos antes do assalto, uma equipe da delegacia almoçava em um restaurante na Praça Santos Dumont.


Proprietária de restaurante morre após ser baleada durante um assalto

Tintim tinha sacado R$ 13 mil da agência do Bradesco, ao lado ao Shopping Gávea, para pagar funcionário. No caminho para o Guimas, ela parou numa barraca de camelô em frente ao edifício Parque da Gávea, número 138, na Praça Santos Dumont, para ver uma saia. Dois homens que estavam numa moto se aproximaram, e o que estava na carona desceu. Sem capacete, ele deu uma gravata em Tintim e pediu a bolsa. Tintim se recusou, o bandido puxou sua bolsa e deu um tiro à queima-roupa em sua cabeça. O delegado Nunes disse que casos de saidinha de banco cometido por homens em motos têm ocorrido na região, mas não em números alarmantes. O caso será investigado pela Divisão de Homicídios.

Segundo uma testemunha, Maria Cristina estava indo levar o malote do banco para o estabelecimento. Ela era o braço direito do marido, Chico Mascarenhas, no comando do restaurante, e deixa duas filhas.

A aposentada Aglaia Peltier, que estava a cem metros do local, almoçando com a neta, disse que houve pânico quando ocorreram os disparos:

? Um homem na motocicleta anunciou o assalto, a mulher reagiu, e ele fez os disparos. Houve pânico e correria. Eu fiquei sentada no restaurante onde almoçava. Os garçons me falaram que era a dona do Guimas. A ambulância do Corpo de Bombeiros chegou em poucos minutos, mas já era tarde. A polícia também não demorou, mas o bandido já tinha fugido. Vi a filha da vítima chegar chorando muito.

TINTIM FUNDOU COM O MARIDO E OUTRO CASAL O RESTAURANTE

O português Chico e Tintim, que já se conheciam do Rio, casaram-se em Paris. Há 33 anos o casal fundou, juntamente com Ricardo (que morreu há cinco anos) e Priscilla Guimarães o restaurante Guimas ? formado pelas iniciais dos sobrenomes ?, um dos bistrôs mais cariocas da cidade. Em 2011, por ocasião do aniversário de 30 anos do estabelecimento, Chico relembrou que tudo começou durante uma viagem a Petrópolis:

? Estávamos no meio de um jogo de pôquer quando Ricardo sentiu fome. Como gostava de cozinhar, preparei um contrafilé para meu amigo e ele ficou encantado. Na mesma hora, fez a proposta de abrirmos um restaurante, mas não levamos muito a sério.

De um inocente encontro entre amigos de infância, nasceu uma ideia resistente ao tempo. O Guimas foi instalado no número 5 da Rua José Roberto Macedo Soares, no Baixo Gávea, e já teve outras filiais, como no Fashion Mall, posteriormente fechadas.

Com estilo despojado e funcionários fiéis, não demorou para o Guimas se tornar um point adorado por anônimos e artistas. Uma de suas marcas é a caxinha de giz que fica nas mesas para que os comensais possam desenhar. Entre os pratos mais populares estão o risoto de camarão com lentilha vermelha e o Filé do Chico (com molho de vinho, champignon e creme de leite, servido com batata-palha e arroz), o primeiro do cardápio.


Proprietária de restaurante morre após ser baleada durante um assalto

Proprietária de restaurante morre após ser baleada durante um assalto

Proprietária de restaurante morre após ser baleada durante um assalto

Fonte: G1