Radialista tira fotos de sala de prova do Enem e vai parar na delegacia; veja

O homem foi liberado porque não cometeu nenhum crime.

Um radialista que tirou fotos de uma sala na qual era realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em Unaí (MG), teve que prestar esclarecimentos à Polícia Civil neste domingo. Segundo um membro da delegacia do município, que pediu para não ser identificado, o homem foi liberado porque não cometeu nenhum crime.

O radialista foi citado mais cedo em uma entrevista coletiva do ministro da Educação, Aloizio Mercadante, que disse que o homem havia saído algemado da escola porque havia cometido crime. Segundo o membro da delegacia, o homem não foi algemado, apenas foi conduzido à delegacia, nem cometeu crime.

"Seria crime apenas se ele tivesse informações privilegiadas, como o gabarito, a prova. Ele não tinha gabarito, nem nada. Ele apenas tirou fotos do local de prova. (...) É um problema sim (tirar as fotos), mas não criminal", diz.

Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi criado há 15 anos e se consolidou como um dos índices de avaliação da educação brasileira e também como principal meio de acesso às universidades públicas do Brasil. Atualmente, apenas duas das 10 principais instituições federais ainda não adotaram a prova para ingresso por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) ? situação que, seguindo a tendência atual, deve atingir 100% de adesão nos próximos anos.

Em 2013, foram mais de 7 milhões de inscritos, que podem concorrer a cerca de 1,1 milhão de vagas em instituições públicas e privadas por meio do Sisu, do Programa Universidade para Todos (Prouni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

As provas ocorreram neste fim de semana, sábado e domingo. No primeiro dia, foram aplicados os testes de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Os candidatos tiveram quatro horas e trinta minutos para resolver as questões. Já no segundo dia foram resolvidas as questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias e Redação. No domingo, em virtude da Redação, os candidatos tiveram uma hora a mais para terminar o exame.

O gabarito oficial do Enem 2013 será divulgado na página do Inep, órgão responsável pela realização do exame, até o dia 30 de outubro. Até lá, você pode conferir abaixo a correção comentada pelos professores do Cursinho da Poli, ou neste link o gabarito extraoficial de todas as provas sugerido pelos professores do Sistema Ari de Sá, que também comentam as provas em vídeo.

Fonte: Terra