Exército:Alemão terá força de paz nos moldes do Haiti

Soldado do Exército patrulha rua do Complexo do Alemão

O Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro, terá uma força de paz nos moldes do que já acontece no Haiti, país devastado por um forte terremoto no início deste ano. O anúncio foi feito na manhã desta quinta-feira, pelo comandante do Exercito Brasileiro, general Enzo Peri. Ele ressaltou, no entanto, que o planejamento das tropas ainda será feito, com um estudo do contingente de militares que irá ocupar a área. O conjunto de favelas está ocupado por forças de segurança desde o último domingo.

O comandante disse ainda que aguarda uma decisão do ministro da Defesa, Nelson Jobim - com quem terá uma reunião no sábado -, para decidir maiores detalhes da nova ocupação, que deve acontecer a partir do dia 15. Segundo o general Adriano Junior, do Comando Militar do Leste, os militares vão continuar contando com o apoio das policias militar e civil nas ações da comunidade.

Esse será o segundo momento de ocupação das forças de segurança no Complexo do Alemão. O general Enzo classificou a nova etapa como uma fase de pacificação.

Ele comentou ainda sobre as denúncias de que militares que moram em área de risco estariam sofrendo ameaças de alguns criminosos. "Se for verdade, o Exército tomará as providências necessárias", disse o general, acrescentando que a instituição está preparada para ocupar a comunidade.

Fonte: Terra, www.terra.com.br