SEÇÕES

Saúde realiza campanha de doação de órgãos e tecidos no Piauí

As atividades iniciam na segunda-feira (26) e seguem até sexta (30)

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Desde a sua implantação, em 25 de outubro de 2000, até agora, a Central Estadual de Transplantes do Piauí realizou 2.255 procedimentos, incluindo coração, rim e córnea, além das retiradas de fígados que foram disponibilizados para serem transplantados em outros estados do Brasil. Só no primeiro semestre deste ano, foram realizados 87 transplantes, com índice de 2,5 doadores por milhão de população.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, atualmente, 89% dos transplantes de órgãos sólidos são realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), tornando o país referência mundial no campo dos transplantes e maior sistema público do mundo.

Em alusão ao Dia Nacional do Doador de Órgãos e Tecidos, comemorado em 27 de setembro, a central está engajada na XVI Campanha Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes com a temática “Viver é uma grande conquista. Ajude mais pessoas a serem vencedoras”.

Segundo a coordenadora da Central Estadual de Transplantes, Lourdes Veras, o objetivo dessa campanha é “conscientizar os profissionais de saúde que estão na rede hospitalar público e privada, pois o apoio deles é muito importante nesse trabalho. Vamos fazer visitas nessas unidades para conversar, conscientizar e, assim, envolver todo o grupo”.

Para enfatizar a importância da doação, a programação inclui ainda uma Missa em Ação de Graças em homenagem a todos os doadores, às 8h, na Capela do Hospital Getúlio Vargas. Além disso, no dia 27, haverá um passeio ciclístico, na Avenida Nossa Senhora de Fátima, a partir das 19h.

As atividades da Campanha se iniciam segunda-feira (26) e seguem até o dia 30.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos