Saúde realiza teste gratuito para diagnóstico de sífilis e HIV

A atividade será realizada em alusão ao dia 15 de outubro

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Secretaria de Estado da Saúde promove nos dias 13, 14 e 15 de outubro o “Fique Sabendo”, uma ação voltada para a realização gratuita de testes para identificar sífilis, HIV/Aids, hepatites B e C. A atividade será realizada em alusão ao dia 15 de outubro, Dia Nacional de combate à Sífilis e à Sífilis Congênita, esta transmitida da mãe para o filho durante a gestação.

Para a coordenadora de Doenças Transmissíveis, Karinna Amorim, a “ação tem como principal objetivo incentivar o diagnóstico precoce e tratamento oportuno da doença como também fomentar e incentivar a elaboração, por parte dos municípios de programações no combate à doença”, disse. Nesses três dias de ação deverão ser realizados cerca de 1.000 exames.

A coordenadora apresentou os dados da doença no Estado. De 2007 a 2015, o Piauí registrou 747 casos de sífilis congênita e 966 casos de sífilis em gestantes. Só em 2015, foram notificados 131 casos de sífilis adquirida, sendo que 67 deles em pessoas do sexo masculino e 64 no sexo feminino. A faixa etária com maior número de casos está em pessoas de 20 a 34 anos de idade, com um total de 58 notificações; seguido por pessoas de 35 a 49 anos de idade, com 32 casos notificados.

Programação

Quinta-feira(13/10)

Local: Shopping da Cidade – Avenida Maranhão

Hora: 8h

Sexta-feira(14/10)

Local: Ceapi - Avenida Henry Wall de Carvalho

Hora: 8h

Sábado(15/10)

Local: Parque Potycabana – Avenida Raul Lopes

Hora: 18h



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES