Secretaria de Saúde vai ampliar os atendimentos do Samu Aéreo

Mais procedimentos e direito de acompanhante para o paciente

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência Estadual (Samu) irá ampliar a assistência aos pacientes que necessitam do atendimento aéreo. Para isso, a Secretaria de Estado da Saúde vai contratar uma nova aeronave, com maior autonomia de voo, e que deve propiciar a realização de mais procedimentos, garantindo ainda um acompanhante para o paciente.

“O secretário de saúde, Francisco Costa, acatou um pedido dos profissionais com relação às melhorias do serviço do Samu. Um serviço de grande relevância, que tem feito transportes de pacientes graves e possibilitando uma chance de sobrevida do paciente”, declarou a coordenadora do Samu Estadual, Christiane Rocha Leal.

Segundo a coordenadora, a nova aeronave será de maior porte, com espaço também para acompanhante, o que se torna um grande diferencial, principalmente quando os pacientes são crianças ou idosos, e estão inconscientes. Além disso, a própria autonomia que dará condições de realizar mais de um voo por dia. “Outro avanço no serviço será o maior número de pacientes que poderão ser atendidos por conta da aeronave ser pressurizada”, disse.

A coordenadora deixa claro, ainda, que a população não está desassistida com a suspensão temporária desse serviço. “Todos os locais onde o Samu aéreo faz busca de pacientes tem unidade de suporte avançado com equipe médica, técnico, enfermeiro e condutor, com ambulância equipada com o mesmo equipamento que existe na aeronave”, afirma.

Terrestre

Atualmente, 70 municípios do Estado possuem base do Samu terrestre, com ambulância entre suporte avançado e suporte básico. Existem, também, duas centrais do Serviço no Estado, uma central em Parnaíba que atende a cinco municípios e a central de Teresina que atende a três municípios.

“Estamos com o parecer técnico do Ministério da Saúde para implantação de algumas bases novas em municípios do interior do estado. Recentemente implantamos as bases de Demerval Lobão e Monsenhor Gil que já estão com ambulâncias do próprio município. O município de Colônia do Gurguéia também já recebeu parecer favorável para a criação de uma base do Samu e já tem disponível uma ambulância para iniciar o funcionamento”, acrescentou Christiane Rocha.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES