Seminário discute fomento da fruticultura em São João do Piauí

O governador Wellington Dias falou sobre os objetivos do projeto.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O governador Wellington Dias participou, na manhã deste sábado (12), da abertura do seminário "Fruticultura: Uma possiblidade para o semiárido", que é realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR). O evento tem como objetivo motivar a produção frutas em São João do Piauí, através de uma linha de investimento que afetará positivamente desde o pequeno produtor rural, o investidor e a máquina do estado, gerando um crescimento mútuo.

O governador Wellington Dias falou sobre os objetivos do projeto: "Nós estamos com esta agenda até o fim do ano, onde queremos realizar três coisas, seleção, qualificação e condições operacionais para o projeto marrecas. A CODEVASF e o INCRA serão os que vão trabalhar como apoio da Secretária de Desenvolvimento Rural, do Emater, entre outras entidades de apoio aos produtores. Nos teremos aqui a condição de assentar duzentos empreendedores que vão fazer a produção de frutas dentro do projeto marrecas numa área de aproximadamente mil hectares, uma ideia ainda em fase de implantação".

Como forma de viabilizar esse projeto o governador Wellington Dias falou sobre trazer profissionais especializados de outros estados, "Nos estamos viabilizando também trazer de outras cidades os melhores produtores de frutas, especialmente a uva que é mais complexa. Com o objetivo de investir nesta região do Vale do Canindé e do Vale do Piauí ou seja garantir um incentivo à esses produtores, consolidando o Piauí no mercado interno e externo da Uva".

A empresa Kaeté Investimentos, através do palestrante Luiz Fernando Laranja, apresentou durante o seminário um modelo de produção já utilizado por eles, em três Estados. Durante a apresentação foi destacado que através desse modelo inovador de produção, houve um relevante aumento tanto na qualidade de vida dos produtores rurais como o desenvolvimento desses Estados com elevação considerável do PIB após implantação de projetos no âmbito rural.

O Secretário de Desenvolvimento Rural, Francisco Limma ressaltou a importância de um projeto como esse, " A forma como a Fruticultura vem ganhando espaço aqui na região de São João mostra seu total potencial de desenvolvimento, temos diversos investidores e órgãos interessados, querendo investir no Assentamento de Marrecas, então hoje estamos aqui discutindo exatamente esse interesse, bem como opções de crédito, meio de capacitação das famílias que seria através de cursos oferecidos pela Seduc junto com o Emater e as Universidades , além de receber palestra com ideias inovadoras como a apresentada pela Kaeté Investimentos".

No Piauí a Kaeté pretende apoiar projetos na área de Fruticultura, Psicultura, Suinocultura e Pecuária Leiteira, com a meta de arrecadar R$ 100 milhões iniciais de empresas, Governo do Estado, agências e outros fundos de investimentos para que o modelo seja colocado em prática no Estado.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES