STJ obriga governo de São Paulo a oferecer banho quente a detentos

Estado está sujeito a multa diária de R$ 200 mil, caso descumpra

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em decisão tomada pelos ministros da Segunda Turma, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) restabeleceu liminar tomada pela 12ª Vara de Fazenda Pública de São Paulo que obriga o governo paulista a disponibilizar banhos quentes em todas as 168 unidades penitenciárias do Estado em um prazo de até seis meses.

A decisão foi tomada de maneira unânime pelos magistrados que integram a Segunda Turma do STJ e levou em consideração questões humanitárias, respeito a acordos internacionais e a proteção dos direitos fundamentais dos detentos.

O pedido pela disponibilização de banhos quentes aos presidiários foi apresentado pela Defensoria Pública de São Paulo. O órgão argumentou que os detentos no Estado contam apenas com água gelada para a higiene pessoal, mesmo em períodos do ano em que a temperatura é mais baixa. A Defensoria justifica que o tratamento dispensado aos presos é cruel e degradante, além de possibilitar a disseminação de doenças como a tuberculose.

A 12ª Vara de Fazenda Pública do Estado determinou em decisão liminar que o poder público instalasse os equipamentos para o banho dos presos em temperatura adequada, sob pena de multa diária de R$ 200 mil. A presidência do TJ-SP (Tribunal de Justiça de São Paulo) suspendeu a medida liminar por entender que, conforme alegado pelo governo paulista, não existiam condições técnicas para executar a determinação.

Direitos humanos 

O ministro relator, Herman Benjamin, ressaltou inicialmente que, conforme estipula o artigo 374 do Código de Processo Civil de 2015, não dependem de prova os fatos considerados notórios, a exemplo da queda sazonal de temperatura em São Paulo.

No mérito do pedido, Herman Benjamin entendeu que a decisão da presidência do TJ-SP não apresentou elementos jurídicos que justificassem a suspensão da liminar concedida em primeira instância. O ministro também destacou que o não oferecimento de banhos aquecidos aos detentos paulistas representa “violação massificada aos direitos humanos” e infringe a Constituição Federal e as convenções internacionais das quais o Brasil é signatário.

“O Tribunal da Cidadania não pode fechar simplesmente os olhos a esse tipo de violação da dignidade humana”, concluiu Benjamin. Ao restabelecer a decisão liminar do STJ, os ministros da Segunda Turma ressalvaram a possibilidade de que o tribunal paulista aprecie outros recursos que discutam aspectos da decisão liminar, como a forma ou prazo estabelecido para execução da medida pelo estado.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES