Veja como virar modelo profissional

Veja como virar modelo profissional

26/03/2006 - 08:28

A profissão de modelo é uma das mais cobiçadas por jovens no Brasil. Quem nunca sonhou em desfilar numa passarela com dezenas de fotógrafos em volta, ser convidada para os melhores eventos e, ainda, ganhar um dinheirão com isso? Mas não pense que é fácil: para seguir esta carreira, é preciso muita determinação, pés no chão e disciplina.

Confira fotos de modelos

Virar uma “übermodel” como Gisele Bündchen é coisa para pouquíssima gente: de 10 meninas que tentam deslanchar na carreira, apenas uma ou duas conseguem. Quando colocado na balança, os percalços para "chegar lá" são bem maiores do que o glamour da profissão fantasiado pela maioria das pessoas.

Os cachês milionários são argumentos sedutores para quem almeja o sucesso e a fama. Para aumentar a tentação, nosso país é famoso por lançar e exportar modelos de sucesso. Além de Gisele, figuram nomes como as “veteranas” Gianne Albertoni, Shirley Mallmann, Fernanda Tavares e Mariana Weickert.

Muitas delas podem ser vistas nas edições anuais do São Paulo Fashion Week, maior evento de moda do País (e um ótimo termômetro para entender mais do que rola nesse mundo). Destaques como Carol Trentini, Jéssica Pauletto, Isabelli Fontana, Yasmim Brunet, Daniella Sarahyba e Raica Oliveira e Isabelli Fontana, entre outras, sempre são atração à parte nos desfiles de grifes famosas. "De alguns anos pra cá, a beleza sensual da brasileria vem ganhando o mercado mundial", enfatiza Adriana Leite, diretora da agência Elite.

Exigências

Para quem está decidido a investir na carreira, as exigências são inúmeras. Ou seja, não é só com boa vontade que é possível chegar lá. Em outras palavras: não basta você querer ser modelo e se esforçar para isso se você não tiver os requisitos que o meio pede. Confira os requisitos básicos:

1) Altura, peso e aparência

Ter altura, aparência e corpo dentro de determinados padrões é imprescindível. Os meninos, por exemplo, devem ter altura mínima de 1,80 e corpo com musculatura definida. Já as meninas devem medir pelo menos 1,70 m. O quadril não pode ter mais de 90 centímetros. Essas medidas funcionam como uma espécie de nota de corte nos castings (nome que as agências usam para as seleções).

Essa exigência tem uma explicação: em primeiro lugar, as modelos de passarela precisam ser altas e magras para vestir com elegância as criações dos estilistas. E por isso, geralmente, ganham mais do que as modelos de comerciais, têm mais chances de fazer carreira no exterior e se tornar conhecidas do público.

Mas quem foge dos padrões não está imediatamente descartado, porém tem menos chances. A atriz Ana Paula Arósio, por exemplo, nunca foi alta. Em compensação, tinha um rosto de uma beleza singular e isso fez uma enorme diferença.

Além de medidas ideais, outros itens são muito importantes para quem sonha em se tornar modelo: a dentição deve ser perfeita (aparelhos ortodônticos não são bem-vindos), o rosto, bonito, e o corpo, sem estrias ou manchas. Quem não cultiva hábitos básicos, como cuidar da pele e se depilar com freqüência, perde pontos. Talento, carisma, fotogenia e muita determinação também ajudam a empurrar a carreira para frente.

2) Boa cultura, bom humor e disciplina

Saber falar outra língua (principalmente o inglês) é recomendável. A personalidade também conta muito, pois é preciso ter ambição e vontade de vencer.

Isso explica porque a garota que faz sucesso na escola nem sempre consegue virar modelo. Suas medidas, que tanto agradam aos meninos, passam longe do ideal das passarelas. Daí a importância de selecionar muito bem a agência que vai ajuda-la a se lançar na carreira de modelo. Além disso, não se dará bem como modelo quem:

1) Costuma se atrasar para compromissos;

2) Tem dificuldades para manter uma dieta rígida;

3) Não mantém um comportamento discreto no dia-a-dia e em eventos sociais, como festas;

4) Passa mal só de pensar em precisar ir a um evento com hora marcada ou viajar contra a vontade;

5) Apega-se à própri

FONTE:
TÓPICOS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ver mais+

DEIXE SEU COMENTÁRIO

voltar para o topo