Violência contra mulheres cresce no Maranhão, aponta IPEA

Houve um aumento de 130% nos casos de violência no Maranhão.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A taxa de homicídios contra mulheres cresceu no estado do Maranhão, segundo dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), divulgados recentemente. De acordo com o o ‘Atlas da Violência’, houve um aumento de 130% nos casos de violência contra mulheres. No Piauí, não muito diferente, o número de assassinatos de mulheres cresceu 65% em cinco anos.

Os dados registrados no Maranhão são alarmantes. Entre as mulheres negras, o aumento da violência foi de 97% e entre mulheres não negras, o número foi de 281%, o segundo maior do país. Houve uma redução no último ano pesquisado, do qual das 152 mortes registradas, o número caiu para 148 em 2015.

A delegada Viviane Azambuja, do Departamento de Feminicídio do Estado do Maranhão, afirmou que o órgão criado este ano deverá dar mais atenção aos casos de violência contra a mulher.

“O departamento de feminicídio vai começar uma investigação especializada das mortes violentas de mulheres e não esse não sendo tipificado como homicídio, vai ser caracterizado como homicídio comum. Se não vai ser tipificado como feminicídio que é um homicídio qualificado e o torna um crime hediondo. Tirando esse crime da invisibilidade, com certeza a gente vai combater de forma mais eficaz”, disse. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES