Wellington Dias fala sobre eficiência na gestão pública em Fórum

Prevenção e eficiência nas diversas áreas gestoras foram destaque.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na abertura do I Fórum Piauiense de Controle Interno, nesta segunda-feira (07), o governador Wellington Dias ministrou a palestra “Eficiência na Gestão Pública: desafios à implementação de políticas públicas”. A prevenção e eficiência nas diversas áreas gestoras foram os principais pontos abordados. O evento, realizado no auditório do Tribunal de Contas do Estado (TCE), segue nesta terça-feira (08), com outras palestras, debates e minicursos sobre as práticas eficientes de controle da gestão pública.

Segundo Wellington, a finalidade é garantir soluções para os problemas pelos quais o Piauí tem passado ao longo dos últimos anos. “Precisamos ver, rever, detectar e analisar as principais dificuldades e como preparar a equipe para que não haja a repetição do problema. Isso é prevenção. Ao mesmo tempo, trabalhar para obter maior eficiência na prestação de serviços. Com isso, teremos condições de equilíbrio e de ampliação de investimentos”, atentou Dias.

Cerca de 350 pessoas participam da capacitação. Esse é o primeiro fórum que discute o controle interno no âmbito do Poder Executivo Estadual. “O controle interno é um dos mais presentes, pois deriva do próprio caráter da administração. Sensível à causa, o governador pediu que expandíssemos o debate não só para aqueles que o executam, mas para a sociedade em geral. Essa iniciativa é um marco na história do controle interno do Piauí e quem ganhará não será apenas a controladoria, mas a população como um todo”, destacou o controlador-geral do estado, Nuno Kauê.

Para o secretário de Estado da Administração, Franzé Silva, o grande desafio do setor público não é apenas ter boas prestações de contas, mas a eficiência e o controle dos gastos públicos. “Brasil afora vemos uma total falta de controle no aspecto financeiro e patrimonial dos estados. Nós do Piauí, nos orgulhamos de comemorar o fechamento de um ano fiscal, um ano de exercício de gestão com um patamar de organização e funcionamento dos serviços públicos, ao contrário de vários outros estados”, pontuou o gestor.

Ainda de acordo com o secretário, o Piauí apresenta um diferencial. “Prestar os serviços à sua população, ter o serviço de segurança pública, o sistema de saúde em funcionamento pleno, a educação em patamares de organização e avaliação nacional acima do padrão, se deve não somente à atenção com a nossa receita mas, principalmente, porque esse conjunto de pessoas que fazem a gestão no dia a dia, que atuam na área técnica, que articuladamente com seus gestores têm a preocupação de aplicar bem os seus recursos públicos. Esse fórum vai nos colocar diante de uma série de outras necessidades de avançar”, finalizou Franzé.

A programação do I Fórum Piauiense de Controle Interno conta com palestras e minicursos que abordarão temas como a deficiência na administração, gestão de risco, termo de referência, prestação de contas e captação de recursos e convênios federais. O evento é uma realização do Governo do Estado, por meio da Controladoria-Geral do Estado (CGE), com o apoio da Secretaria de Estado da Administração e Previdência (SeadPrev), Escola de Governo (Egepi) e Tribunal de Contas do Estado (TCE).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES