Policiais acima do peso serão vetados para a Copa do Mundo

Prestes a sediar a Copa do Mundo de 2010, a África do Sul demonstra preocupação em relação à segurança no país.

Prestes a sediar a Copa do Mundo de 2010, a África do Sul demonstra preocupação em relação à segurança no país. Nesta terça-feira, o Comissário Nacional de Polícia do país, Bheki Cele, garantiu que a corporação não aceitará policiais acima do peso. Segundo ele, a medida visa a impor medo aos criminosos, criando a imagem dos policiais sob o estereótipo do ótimo físico e da força.

Dono de uma das taxas de criminalidade mais elevadas no mundo, a África do Sul busca apagar a fama da polícia no país, vista como ineficaz e displicente. Cele afirmou que os oficiais terão seus pedidos de alargamento das fardas negados, mesmo que precisem. Caso o tamanho das roupas não seja adequado, os policiais terão de treinar para que elas voltem a servir.

Segundo informações da BBC, o chefe da polícia sul-africana não vê problemas em demitir os funcionários que não se adequarem às novas regras. A estimativa de torcedores no país a partir de junho, quando começa a Copa do Mundo, ultrapassa a casa dos 400 mil. Para que não haja imprevistos, os policiais locais serão treinados por especialistas de Alemanha, França, Grã-Bretanha e Estados Unidos.

Fonte: Terra