1.800 policiais partem hoje para reforçar segurança no interior

A partir de hoje mais de 1.800 policiais militares estarão viajando para o interior do Estado

A partir de hoje mais de 1.800 policiais militares estarão viajando para o interior do Estado com o objetivo de reforçar a segurança para as eleições do próximo dia 03 de outubro. Segundo o comandante da Polícia Militar no Estado, coronel Prado, a expectativa é que a votação dos piauienses seja ?tranquila?. ?Cada local de votação terá pelo menos um policial militar?, pontuou. Além dos militares, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) autorizou na última terça-feira o envio de força federal para oito municípios do Piauí.

Os PM"s trabalharão em ações coordenadas para garantir à população o direito ao voto junto com a Polícia Civil, Federal, Rodoviária Federal e o Exército. Entre praças e oficiais, serão enviados policiais do Quartel do Comando Geral ? QCG, do 1º BPM (Ilhotas), 5º BPM (Ininga), 8º BPM (Dirceu), do 6º BPM (Distrito Industrial), 9º BPM (Mocambinho) e do CFAP (Ilhotas). Policiais de Fortaleza-CE e de São Luís-MA também serão destacados no fim-de-semana para auxiliar o contingente local do Exército.

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PI) solicitou o reforço de tropas do Exército em 49 municípios com histórico de conflito no período eleitoral no Estado. Apenas em Teresina, o policiamento contará com 590 policiais em 462 locais de votação, de um total de 1.729 seções. ?Os policiais receberam um treinamento específico para entender as normas do período eleitoral?, adiantou Prado. Eles atuarão também em situações que se configurem em compra de voto ou abuso de poder econômico, podendo, inclusive, apreender dinheiro, segundo o procurador regional eleitoral Marco Aurélio Adão.

?Todos o setores de segurança estão envolvidos, e prontos para apreender dinheiro se for o caso?, destacou. O reforço policial será direcionado para os 208 presos piauienses que irão votar no CEM; Casa de Custódia; Penitenciária Feminina e Irmão Guido. Ao todo, 48 PM?s estarão nos locais das 6hs de sábado, 02, até as 19hs do dia 03. O TSE autorizou ainda força federal para outros seis Estados além do Piauí no dia das eleições.

Serão enviadas tropas federais para dois municípios de Alagoas, cinco de Tocantins, um da Paraíba, um de Mato Grosso do Sul, um do Maranhão e sete do Amazonas. Já para o Piauí serão deslocados soldados para 17 zonas eleitorais do município de Corrente, além de Cristalândia do Piauí, Urucuí, Anísio de Abreu, Dirceu Arcoverde, Valença do Piauí, Lagoa do Sítio e Novo Oriente do Piauí. (S.B.)

Fonte: Sávia Barreto, Jornal Meio Norte