1ª Conferência estadual começa hoje

O lema é "Prevenção e assistência humanitária por uma ação integral e contínua"

A 1ª Conferência Estadual de Defesa Civil será aberta oficialmente hoje (25) e prossegue amanhã (26), no Auditório da Associação Piauiense de Municípios (APPM). Com o tema ?Prevenção e Assistência Humanitária - Por uma ação Integral e Contínua", o evento pretende reunir representantes de defesa civil do Estado para que uma definição de princípios e diretrizes orientadores da política estadual de defesa civil, com participação da sociedade civil, trabalhadores da defesa civil estadual e poder público, visando efetivar com prioridade a prevenção e assistência humanitária.

O evento é uma realização do Governo do Piauí, através da Secretaria Estadual de Defesa Civil, com apoio da APPM e da Rede Nacional de Emergência de Radioamadores (Rener).

A primeira palestra acontece amanhã (26), a partir das 9h00, com o tema ?Políticas Públicas de Atenção Integral ao Cidadão e Paradigmas da Assistência Humanitária?. Será ministrada pela professora doutora Maria do Livramento Figueiredo (UFPI), tendo como mediador o professor mestre Jorgenei de Alves de Moraes (Sedec-PI). Às 10h30, acontece a palestra ?A Mobilização e Participação da Sociedade na Prevenção e no Combate Social sobre a Efetivação da Política Pública de Defesa Civil?, ministrada pela secretária estadual de Assistência Social, Gilvana Nobre Rodrigues Gayoso e Freitas, e mediada pelo secretário estadual de Defesa Civil, Fernando Monteiro.

Às 14h00, será a vez do representante da Secretaria Nacional de Defesa Civil do Ministério da Integração Nacional, dr. Paulo César Santos, coordenador da Rede Nacional de Emergência de Radioamadores (Rener), ministrar a palestra ?A Atuação dos Radioamadores nas Ações de Defesa Civil?, tendo como mediador Luís Augusto Guerra Filho, presidente da Liga de Amadores Brasileiros de Rádio Emissão do Piauí (LABRE-PI).

A programação prevê, ainda, um evento pós conferência com o Curso de Atuação Emergencial para Radioamadores, que acontecerá no sábado (27), das 8h00 ao meio dia, também ministrado por Paulo César Santos. Nesse treinamento, será apresentado o projeto Rener, abordando as dificuldades do radioamador brasileiro em relação à mídia, desconhecimento, por parte da população, das atividades radioamadorísticas, legislação da área, tópicos importantes do Manual de Ativação da Rener, dentre outros assuntos.

Confira abaixo a programação:

Dia 25 de fevereiro ?

19h- Cerimônia de Abertura;

20h-Coquetel.

Dia 26 de fevereiro ?

8h - Credenciamento;

8:30h ? Leitura e Aprovação do Regimento Interno da Conferência;

9h - Palestra: ?Políticas Publicas de atenção Integral ao Cidadão: o Paradigma da Assistência Humanitária?;

10:30h ? Palestra: ? A Mobilização e Participação da Sociedade na Prevenção e no controle Social sobre a efetivação da Política Pública da Defesa Civil?;

12h ? Intervalo;

14 às 16hs ? Palestra: ?A atuação dos Radioamadores nas Ações de Defesa Civil?;

14 às 16hs ? Grupos Temáticos COMDEC?S;

17h ? Resultados do processo de escolha dos delegados para etapa nacional;

18h ? Encerramento.

Fonte: Sávia Barreto, Jornal Meio Norte