100 prefeitos confirmam que vão disputar reeleição no Estado do PI

Dos 224 municípios piauienses, 100 terão prefeitos que pretendem concorrer à reeleição no pleito deste ano.

Dos 224 municípios piauienses, 100 terão prefeitos que pretendem concorrer à reeleição no pleito deste ano. A informação foi divulgada ontem em uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Municípios (CNM).

Ao todo, 69,44% dos prefeitos piauienses de primeiro mandato afirmaram que pretendem concorrer à reeleição, contra 11,81% que não irão disputar a eleição e 13,19% que ainda não sabem. Apenas 5,56% dos municípios não foram pesquisados no Estado.

O cientista político Vítor Sandes afirma que os prefeitos possuem chances reais de serem reeleitos principalmente pelo fato de deterem o capital político acumulado ao longo do mandato e de ter controle da máquina administrativa, o que atrai financiamento de campanha.

"Prefeitos cujas gestões foram bem avaliadas possuem maiores chances de serem eleitos do que os desafiantes. As exceções existem, como no caso de ter um candidato desafiante com muitos recursos econômicos a seu dispor e que tenha trajetória política reconhecida pelos eleitores do município", ressalta Sandes, acrescentando que 11% de prefeitos que não vão tentar a reeleição no Piauí ainda é a minoria dos casos.

"São vários os motivos que podem levar um prefeito a não se candidatar à recondução: interesses do partido em montar uma aliança que não contemple o prefeito como candidato, prefeitos que irão se retirar da política e prefeitos muito mal avaliados. Mas, em geral, a tendência é de se buscar a recondução", ponderou o cientista político.

Nas eleições municipais anteriores, a quantidade de prefeitos que se candidataram a reeleição foram, em 2000 de 62%, em 2004 de 63,3% e em 2008 de 76,9%, demonstrando que mais da metade dos prefeitos que podem se candidatar acabam optando por isso.

Dos 5.563 municípios brasileiros em 3.302 (59,35%) os atuais prefeitos podem concorrer a um novo mandato, destes até o mês de março, 2.418 (73,13%) já decidiram concorrer, 500 (15,14%) não concorrerão e 333 (10,88%) ainda estão indecisos.

Em 51 municípios a CNM não conseguiu o contato. Entre as cidades piauienses cujos prefeitos pretendem concorrer à reeleição está a capital, Teresina, e cidades menores como Guaribas e a recém-criada Nazária.

Fonte: Sávia Barreto, Jornal Meio Norte