Candidatos disputam vaga na procurador-geral

A eleição que formará a lista tríplice para o cargo de Procurador-Geral de Justiça do Estado deverá acontecer hoje

A eleição que formará a lista tríplice para o cargo de Procurador-Geral de Justiça do Estado deverá acontecer hoje e contará com 11 candidatos disputando a vaga que é ocupada pelo atual Procurador-Geral, Augusto César Andrade. O Procurador não disputará a reeleição. Concorrem à cadeira, Antônio Moura, Rita Moreira, Antônio Dumont, Alípio Ribeiro, Antônio Vieira, Fernando Ferro, Fernando Santos, Antônio Linhares, Carlos Rubem, José Hamilton, Edilvo Augusto.

Alípio Ribeiro, Antônio Vieira e Antônio Linhares, são ex- Procuradores-Gerais de Justiça. A lista tríplice será enviada para o governador Wilson Martins (PSB), que escolherá um dos nomes para comandar o MP-PI. O eleito ocupará a cadeira de novembro de 2010 atá dezembro de 2012. A votação irá acontecer na Procuradoria Geral de Justiça, das 9h às 16h.

Tanto Augusto Cézar de Andrade, como o ex-procurador-geral de Justiça, Emir Martins Filho, são alvos de um procedimento administrativo instaurado pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) para apurar a responsabilidade por lesão aos cofres públicos. A decisão foi tomada por unanimidade pelo plenário do Conselho no mês passado e está relacionada à disponibilidade remunerada de um promotor desde abril de 2008 até novembro de 2009.

Outra mudança no comando do Judiciário local será na escolha do novo defensor-geral do Estado. O processo eleitoral será conduzido por uma Comissão Eleitoral composta por três defensores públicos em efetivo exercício e estáveis na carreira, em 10 de dezembro. O escolhido ocupará o cargo exercido atualmente por Nelson Nery Costa. (S.B.)

Fonte: Sávia Barreto, Jornal Meio Norte