12 municípios do Piauí se reuniram para orientação em inclusão da pessoa com deficiência

O secretário de Inclusão da Pessoa com Deficiência, Helder Jacobina , esse é um momento importante porque reflete a preocupação com essa parcela

12 municípios do Piauí se reuníram para orientação em inclusão da pessoa com deficiência. A medida quer capacitar os profissionais nessa área para a realização do 7º Fórum de Inclusão da Pessoa com Deficiência, que deve acontecer em São Raimundo Nonato no Piauí, ainda este mês. O treinamento é uma forma de capacitar e explicar como acontecerão as atividades no fórum e a maneira como os profissionais e gestores deve se portar junto ao processo de desburocratização do acesso aos serviços de inclusão. Mesmo com a participação de 12 cidades o território da Serra da Capivara pretende contemplar 17 cidades.

Para o secretário de Inclusão da Pessoa com Deficiência, Helder Jacobina , esse é um momento importante porque reflete a preocupação com essa parcela da população piauiense. ?Queremos formar multiplicadores e esse processo de interiorização das atividades e a criação de uma rede de inclusão são fundamentais, esse é um momento de capacitação?, relatou o Jacobina. Ele que agora substitui, Rejane Dias que ficou a frente do órgão desde 2003, pontua a importância de dar continuidade a essas atividades de expansão do processo de inclusão.

Uma das idealizadoras dos fóruns, a gerente de Articulação da Seid, Helena Lima, explica que a proposta da iniciativa é ?difundir a informação e espalhar a prestação de serviço pelos municípios?. A gerente informa que essa é uma ?experiencia fabulosa? e que pretende fazer uma cobertura total do estado. ? A nossa meta é realizar 10 fóruns em todo o Piauí, essa iniciativa vai contemplar todos os territórios. Com a realização do evento em São Raimundo Nonato faltaram apenas 3 fóruns?, lembrou Helena Lima.

Para a secretária de Assistência Social de São Raimundo Nonato, Cláudia Macedo o evento vai beneficiar os portadores de deficiência além de formar multiplicadores na região. ?Todos os municípios que nós conseguimos contactar e mobilizar estão presentes nesse momento de capacitação?, ressaltou a gestora. Ela alerta ainda que esse tipo de atividade melhora a qualidade do serviço social e da saúde destinada a essa parte da população. ? A expectativa é grande para a realização do fórum?, lembra.

Participam do Fórum de São Raimundo Nonato 17 municípios: Campo Alegre do Fidalgo, Capitão Gervásio Oliveira, João Costa, Lagoa do Barro do Piauí, São João do Piauí, Anísio de Abreu, Bonfim do Piauí, Caracol, Guaribas, Jurema, São Braz do Piauí, Várzea Branca, Coronel José Dias, Dom Inocêncio, Dirceu Arcoverde, Fartura do Piauí, São Lourenço do Piauí ? além do município-sede. A Seid, juntamente com seus parceiros, já realizou seis Fóruns Regionais Pela Inclusão da Pessoa com Deficiência, nos municípios de Floriano, Picos, Esperantina, Uruçui, Parnaíba e Oeiras. Além do Fórum de São Raimundo Nonato, sediarão as próximas edições do evento os municípios Corrente, Campo Maior e Teresina. (T.T.)

Fonte: Thays Teixeira - Jornal Meio Norte