191 urnas foram substituídas em 5 horas de votação em todo País

0,22% dos equipamentos utilizados no segundo turno apresentaram problemas

Subiu para 191 o número de urnas substituídas no segundo turno das Eleições municipais deste domingo (28). O número equivale a 0,22% do total de equipamentos que estão sendo utilizados em todo o País. Nenhuma seção eleitoral está utilizando o sistema de votação manual.

A cidade de Blumenau é o município onde, proporcionalmente, mais urnas apresentaram defeito. Até às 13h, foram feitas oito substituições, o correspondente a 1,32% do total de urnas eletrônicas que estão disponíveis para os eleitores da cidade.

Em números absolutos, São Paulo é o município com maior número de urnas defeituosas. De acordo com o TSE, foram necessárias 31 trocas ? 0,13% dos mais de 23 mil equipamentos que estão sendo utilizados.

De acordo com o TSE, há um estoque de 8.814 urnas eletrônicas disponíveis, prontas para serem usadas em caso de necessidade.

Mais de 31 milhões de eleitores devem ir às urnas em 50 cidades, sendo 33 no interior e 17 nas capitais, para votar no segundo turno das Eleições municipais. As seções eleitorais ficam abertas até às 17h.

A estimativa é que às 21h30, no horário de Brasília, 95% das urnas estejam apuradas. Devido à diferença nas cidades que não adotam horário de verão, alguns municípios podem conhecer o novo prefeito mais cedo.

Fonte: r7