20 municípios piauienses estão em débito com prestação de contas com o TCE

De acordo com o presidente do TCE, o problema acontece por questões técnicas e estruturais.

No Piauí, pelo menos 20 municípios estão em débito com a prestação de contas com o Tribunal de Contas do Estado (TCE). O número foi revelado na manhã de ontem pelo presidente do órgão, conselheiro Abelardo Pio Vilanova, durante solenidade de assinatura de convênio com a Prefeitura de Teresina.

De acordo com o presidente do TCE, o problema acontece por questões técnicas e estruturais. ?Existe uma questão técnica, de equipamentos de informática que dê suporte a isso. Os equipamentos não são baratos?, explica Abelardo Pio Vilanova, acrescentando que há ainda problemas na capacidade técnica da maioria das administrações municipais. Vilanova acrescenta que, por conta disso, muitos municípios piauienses acabam passando muito tempo sem prestar contas ao tribunal.

Em relação a isso, segundo o presidente, o TCE já está tomando as providências cabíveis no sentido de notificar as prefeituras para que as mesmas busquem o órgão para regularizar essa situação. ?Estamos preparando as tomadas de contas especial no sentido de fazer as representações adequadas, apurar as receitas e despesas e para imputar os débitos a esses gestores?, adianta. (M.M)

Fonte: Mayara Martins