54 mil eleitores do PI farão revisão biométrica em mais duas cidades

Picos e Francisco Santos serão as cidades em que os eleitores farão revisão biométrica.

A coleta de dados biométricos nos municípios de Picos e Francisco Santos começou na última quintafeira, 15. A solenidade de abertura aconteceu às 11 da manhã, com a presença do juiz membro do Tribunal Regional Eleitoral, Manoel de Sousa Dourado. Os juízes da 62ª Zona Eleitoral, Geneci Benevides Ribeiro e Adelmar de Sousa Martins, da 10ª, também participaram do evento no Fórum Eleitoral de Picos. Até o momento, mais de 6,8 milhões de eleitores já foram convocados pela Justiça

Eleitoral em 2011 para a revisão biométrica.


54 mil eleitores do PI farão revisão biométrica em mais duas cidades

Francisco Santos possui 7.114 eleitores que precisam ser recadastrados e Picos contabiliza mais de 47 mil eleitores, somando 54 mil votantes. Para o presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PI), o desembargador Raimundo Eufrásio, o voto biométrico é o passo que faltava para a Justiça Eleitoral alcançar, de uma vez por todas, ?o grau máximo de excelência, confiabilidade e credibilidade, distanciando, ainda mais, dos outros órgãos do Poder Judiciário quando o tema é segurança, rapidez e agilidade na nobre e relevantíssima tarefa de distribuir justiça?.

No início deste mês foi publicado Diário da Justiça Eletrônico, o Provimento nº 15 da Corregedoria-Geral

Eleitoral (CGE), que aprovava a revisão eleitoral para uso da biometria em mais 37 municípios brasileiros dos Estados de Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Piauí e Pernambuco, alcançando cerca de 166 mil eleitores. A medida teve como objetivo habilitar os votantes para serem identificados pelas impressões digitais já nas Eleições 2012.

A nova relação de municípios integra a segunda fase da segunda etapa (2011) do programa de identificação biométrica promovido pela Justiça Eleitoral, e é obrigatória a todos os eleitores em situação regular ou liberada nos municípios.

Fonte: Sávia Barreto, Jornal Meio Norte