61% dos municípios piauienses possuem internet Banda Larga

O Estado do Piauí possui 224 municípios emancipados desse total o o sistema de Internet via Banda Larga está presente em 137 cidades.

O Estado do Piauí possui 224 municípios emancipados desse total o o sistema de Internet via Banda Larga está presente em 137 cidades. Esse número foi indicado pelo Secretário Estadual de Educação Antônio José Medeiros que relatou o uso desse sistema de comunicação em escolas estaduais no Piauí. Essa implementação de Banda larga é parte de um convênio do Governo Federal com a OI. A empresa de telefonia obrigação disponibilizar gratuitamente o serviço de internet para uma escola estadual da cidade onde acontece a expansão.

As concessionárias de telefonia fixa têm, portanto, a obrigação de levar a rede de banda larga até a sede de todos os municípios brasileiros até dezembro de 2010. Justamente por causa dessa obrigatoriedade é que a meta de universalização dos serviço no Piauí aconteça até o fim deste ano. Dos 5564 municípios brasileiros, 4897 já disponibilizam o serviço de Banda Larga. Esse número teve um crescimento considerável depois da publicação da lei de universalização do serviço. Em 2008 eram apenas 2125 cidades que geravam a Banda Larga.

O equivalente de expansão no Piauí tem um proporcional de abrangência de 61% dos municípios, no que compete exclusivamente ao serviço de Banda Larga. Nesse percentual não são considerados os outros tipos de serviço de internet como o via rádio e a discada. Esse crescimento se deveu principalmente pelos incentivos de políticas publicas destinadas a educação. A proposta da secretaria estadual é reduzir as desigualdades criadas pelo analfabetismo digital no Estado do Piauí.

O Projeto Banda Larga nas Escolas Públicas Urbanas é resultado de um trabalho conjunto dos ministérios da Educação, das Comunicações, Planejamento, Casa Civil da Presidência da República e Anatel, e um parceria com as Secretarias Estaduais de Educação. O acordo tem o objetivo de levar, gratuitamente, acessos em banda larga às escolas públicas de ensino fundamental, médio e superior. o todo, 43.193 escolas foram conectadas à internet em banda larga até 31 de dezembro.

O secretário Antônio José Medeiros declarou que o projeto de inclusão digital da SEDUC já atingiu 600 escolas das 800 que o Estado possui. As 600 unidades escolares já possuem laboratórios de informática habilitados com algum tipo de internet. ? Iremos entregar laboratórios em mais 92 escolas até julho, mas a proposta é que até dezembro todas as escolas do Piauí já tenham um?, pontou o secretario. O ultimo concurso da secretaria já destinou vagas para professor de informática para suprir essa necessidade. (T.T.)

Fonte: Por:Thays Teixeira