78 mil agricultores com problemas de estiagem serão beneficiados

Garantia Safra terá suas parcelas adiantadas para que os agricultores que tiveram problemas com a falta chuvas não sejam completamente prejudicados

Garantia Safra terá suas parcelas adiantadas para que os agricultores que tiveram problemas com a falta chuvas não sejam completamente prejudicados. O governador do Piauí Wilson Martins garantiu que todos os agricultores do estado que foram prejudicados com a seca serão atendidos independente da adesão ao programa de garantia da produção. 126 municípios aderiram a esse benefício junto a ultima safra e congratulando assim 78 mil famílias.

Martins atentou aos prefeitos que já realiza articulações junto ao Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), reivindicando a antecipação na liberação de recursos para os atingidos na estiagem . Além do Garantia Safra o governador relatou que os recursos de outros inciativas emergenciais serão liberados como é o caso do Proagro. Com esse adinatamento outras 20 mil pessoas serão beneficiadas, assim totalizando 98 mil agricultores beneficiados. No caso do Garantia Safra será destinada as quatro parcelas de R$ 150,00 aos produtores, entregues conforme o mês.

Wilson Martins reiterou ainda que as chuvas irregulares e fora de época vão fazer com que este ano o Piauí perca cerca de 26% de sua safra de grãos, estimada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 1,5 milhão de toneladas. Somente na região dos Cerrados não houve quebra na produção. ?Pode não ser muito, mas ajuda os agricultores neste período muito difícil?, relatou o governador.

Mesmo com o adiantamento e a celeridade pedida por Wilson Martins alguns produtores podem ficar de fora, a proposta do governo é ajudar os que não entrarem nesses dois programas. Ele defende a criação da Bolsa Estiagem, com os mesmos valores do seguro Garantia Safra. ?Queremos a ajuda logo e não no ano seguinte?,falou.

Ainda a respeito da problemática com a falta de chuvas, o presidente da APPM, Francisco Macedo relatou que o estado possui até o memento 98 municípios com declarada situação de emergência, mas que esse número pode ser muito maior. ?Esse indicativo é superior e pode chegar a atingir um número de 150 cidades?, relatou Macêdo. Ele apontou que esse é um aumento substancial uma vez que o Piauí vivencia nas zonas rurais a chamada seca verde.

A situação de estiagem no estado foi reconhecida depois da reunião do governador do estado com representantes do MDA em visita ao ao Piauí. Pelo posicionamento do gestor estadual a situação deve ser controlada. (T.T.)

Fonte: Thays Teixeira - Jornal Meio Norte