85% dos brasileiros são a favor da Ficha Limpa

Dos ouvidos pela pesquisa, 13% admitem que votariam em um candidato que oferecesse benefícios

Pesquisa encomendada pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) ao Instituto Ibope registra que 43% dos entrevistados conhecem políticos que atualmente compram ou que já compraram votos de eleitores. Outros 41% têm conhecimento de eleitores que já venderam suas opções nas urnas em troca de benefícios.

O levantamento da AMB, divulgado nesta terça-feira (21), mostra ainda que a ampla maioria da população - 85% - é favorável à Lei da Ficha Limpa, que cria regras e condições de elegibilidade para postulantes a cargos públicos. Dos entrevistados que têm curso superior, 91% são favoráveis. De todos os entrevistados, no entanto, 3% não conhecem a legislação e 9% dos eleitores não conhecem o teor da lei que barra políticos com pendências judiciais.

Dos ouvidos pela pesquisa, 13% admitem que votariam em um candidato que oferecesse benefícios. Na região Nordeste esse índice é o maior do País, com 21%, mas, em nível nacional, apenas 41% denunciariam tentativas de compra de votos. Também entre os nordestinos está o índice dos que menos denunciariam tentativas de cooptação de votos - 32%.

Na escolha dos votos a serem depositados nas urnas, 53% dizem ouvir as propostas de trabalho do político, ao passo que 21% levam em consideração na escolha dos candidatos os benefícios que a comunidade ou a própria família pode receber. Dos entrevistados, 73% diz acreditar que a política beneficia os próprios políticos, e não a sociedade.

A pesquisa AMB/Ibope ouviu 2.002 pessoas entre 18 e 21 de agosto em 140 cidades. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais.

Fonte: Terra, www.terra.com.br