Dilma em Teresina: Presidente concede entrevista exclusiva para Rede Meio Norte durante sua visita

Dilma em Teresina: Presidente concede entrevista exclusiva para Rede Meio Norte durante sua visita

A presente foi entrevistada pela jornalista Cinthia Lages no aeroporto de Teresina

A presidente Dilma Rousseff concedeu uma entrevista exclusiva à jornalista Cinthia Lages, da Rede Meio Norte. A presidente tratou dos investimentos que serão aplicados no estado do Piauí, um custo que gira em torno de R$ 1 bilhão. Foi a primeira vez que Dilma e concedeu uma entrevista ao vivo a uma emissora de TV regional.

A entrevista aconteceu em uma sala reservada do aeroporto Petrônio Portella, antes da sua ida ao Atlantic City, por volta das 09h50, onde fez a entrega das chaves de equipamentos agrícolas para 40 prefeitos do Piauí.

O foco da entrevista foram os recursos que serão destinados à saúde, a Educação e a Agricultura e mobilidade urbana.

CONFIRA TRECHOS DA ENTREVISTA:

EDUCAÇÃO

A presidente afirma acreditar que os jovens são capazes de fazer a diferença no Brasil, ?isso necessita de recursos?. Para a concretização ela anunciou que destinará os recursos do Royalties para garantir a Educação Básica no Brasil, e também no Piauí.

O Pronatec é considerado pela presidente um dos mais importantes programas para capacitação de trabalhadores. O Pronatec, com certeza, garante o ensino técnico e a capacitação do trabalhadores. Para mim ele é um dos mais importantes porque trata do Bolsa Formação. São 55.700 matrículas efetuadas no Brasil; outra grande opção é o Ciência Sem Fronteira, que no Piauí temos 527 alunos no inscritos. ?Eu acredito que a educação é o caminho. A grande porta são esses recursos que estamos injetando.?

SAÚDE

Como parte dos avanços, a presidente fala do programa Farmácia Popular como iniciativa importante em prol do povo brasileiro. ?Temos várias iniciativas com o programa farmácia popular, que leva remédios a Hipertensos e Crianças. Temos projeto sim. Temos outro grande programa que afirma o SUS, o Mais Médicos. Não é possível que haja um brasileiro que não tenha tido acesso a um médico.?

?A relação com o doente tem que ser muito próxima, então o Mais Médicos tornou-se fundamental. Tinha município que não tinha médicos, hoje isso não existe mais. É um avanço. A existência do médico é de grande valia a nossa Saúde.

"Nós já colocamos médicos que beneficiam 720 mil pessoas em todo o estado. Vamos ampliar o programa. Em maio teremos mais de 300 médicos para o Piauí", completa.

BOLSA FAMÍLIA

Referindo-se ao Busca Ativa, ela trata dos benefícios que contemplam a classe menos favorecida. ?Na erradicação da extrema miséria, nós criamos a Busca Ativa. Nós sabemos que tem gente que não recebeu ainda nenhum tipo de benefício. Nós queremos abrir uma porta de trabalho. Para isso nós criamos o Pronatec Brasil Sem Miséria. Nele, nós damos todo tipo de cursos que permitam que onde mora o beneficiado região as pessoas tenham um novo emprego, um novo horizonte?.

Como exemplo de profissão ela menciona pedreiras, padeiras e confeiteiras. Em média, de dez formandos oito são mulheres, diz a presidente. ?As mulheres estão agarrando com as duas mãos a oportunidade de fazer o curso. Isso é um grande passo!?

MOBILIDADE URBANA

A presidente anunciou recursos para o metrô de Teresina. ?O PAC da mobilidade trabalha o desenvolvimento e o bem-estar do nosso povo. Nós hoje, vamos anunciar o PAC mobilidade Piauí. Eu quero centrar no VLT, é a versão moderna e rápida do metrô. É muito rápido, leve, seguro.

?Ele é eminentemente integrador por baratear a melhoria da qualidade do transporte. Viemos assinar também a ordem de serviços para a construção de Cisternas, nós queremos cumprir a nossa meta no Piauí.

Outro anúncio feito pela presidente foi a a duplicação da BR-235, que dá acesso ao município de Bom Jesus. ?Será um corredor no Nordeste, entre Bom Jesus e Fronteiras na Bahia."

?Eu estou feliz com a mobilidade, embora muitos tenham criticado. Teresina é um polo e não pode ficar sem veículos sobre trilhos. Tudo isso não é só por causa da copa. Isso tudo é para nós mesmos! Eu acho que é muito importante a obra do VLT" reforça.

FUTEBOL

Ela completa a entrevista falando sobre a Copa do Mundo de 2014. ?Eu acho que a Copa é um momento importante para o nosso país. Nós vamos realizar a Copa das Copas. Nós fizemos bons estádios. Esses estádios não são da FIFA e sim do povo brasileiro. Eu tenho certeza que a Copa vai ser um sucesso! Nós temos grandes jogadores de Pelé a Neymar. Temos também Felipão e Parreira. Nós nunca estivemos fora de uma Copa. O Brasil é a casa do futebol."

?A força do amor pelo futebol faz com que o povo tenha um retorno amoroso por ele?, encerra.


Com exclusividade, Dilma concede entrevista à... por redemeionorte











Fonte: Denison Duarte