Advogado: Esta tem sido a eleição mais jurídica

Advogado: Esta tem sido a eleição mais jurídica

“Nós que acompanhamos algumas sessões vimos que a lei teve seu peso, e que com tempo terá ainda mais". disse Renato Catunda

Os advogados Renato Catunda, Daniel Oliveira e Valdílio Falcão foram convidados pelo programa Agora, da Rede Meio Norte, para tirar algumas dúvidas sobre a eleição. Segundo Daniel Oliveira, ?esta tem sido a eleição mais jurídica de todas. A lei da Ficha Limpa alterou candidaturas em muitas cidades do Piauí, e veio para ficar?.

?Nós que acompanhamos algumas sessões vimos que a lei teve seu peso, e que com tempo terá ainda mais. Em longo prazo, teremos eleições realmente limpas?, disse o advogado Renato Catunda. Ele informou que o eleitor que estiver com dúvidas quanto ao seu candidato pode consultar a Justiça Eleitoral para saber se ele tem ou não a ficha limpa.

Os advogados tiraram dúvidas com relação aos indeferimentos de candidatura. Como já estamos na reta final da campanha, Valdílio Falcão comentou sobre casos em irregularidades aparecem nessa fase. ?Os votos para o candidato que tiver seu registro indeferido serão anulados, e não aparecerão na apuração?, disse. Se o candidato recorrer da decisão judicial, ele poderá continuar sua campanha normalmente, mas só terá acesso aos votos após o julgamento. ?Cabe à população decidir se quer correr o risco de votar nesse candidato?, disse Renato Catunda, completando a fala do colega.

Ainda sobre o fim das campanhas eleitorais, Daniel Oliveira falou que dia 4 (quinta-feira) é o último dia para os partidos assinarem as credenciais de fiscais e delegados. É também o último dia de propaganda na televisão e no rádio, e para reuniões públicas, como comícios. Passeatas, carreatas e carros de som serão permitidos até sábado. No dia da eleição, pedir votos, entregar santinhos e promover comícios é crime. O eleitor pode, no máximo, usar adesivos, broches ou uma bandeira.

Fonte: Andrê Nascimento