Agenda 2030 traça os rumos para crescimento nos próximos 15 anos

Lançamento da publicação Agenda Teresina 2030: A Cidade Desejada

Acontece amanhã (13), às 10h, no Palácio da Música, o lançamento da publicação Agenda Teresina 2030: A Cidade Desejada. A publicação é dividida em eixos temáticos e detalha os caminhos do crescimento de Teresina para um período de 15 anos.

Image titleDe acordo com o secretário municipal de Planejamento e Coordenação, Washington Bonfim, a Agenda Teresina 2030, em grandes linhas, une os objetivos de manter as conquistas da Agenda 2015 e seguir construindo uma cidade para as pessoas: ambientalmente sustentável, socialmente inclusiva e economicamente justa.

“Em 2030, teremos ultrapassado a marca de um milhão de habitantes e à agenda social que persiste, acrescenta-se para os próximos quinze anos o desafio da construção de uma cidade mais sustentável, que preserva seus rios e cursos dágua; favorece a mobilidade da população transformando seu sistema público de transporte e multiplicando os seus centros econômicos e de serviços; e estimula a qualidade de vida através da qualificação dos seus espaços públicos de lazer, esporte e cultura”, comentou Washington Bonfim.

Dividida em cinco eixos temáticos - Cidade Sustentável, Cidade de Oportunidades, Cidade de Direitos, Cidade Criativa e Governança Eficiente - a Agenda Teresina 2030 foi elaborada de forma participativa, em conjunto com instituições públicas municipais, estaduais e federais; empresas privadas de grande responsabilidade social; organizações do chamado Terceiro Setor; e entidades do movimento popular, sindical, classista, patronal, laboral e profissional.

“A Agenda é a síntese das consultas a diversos segmentos sociais e propõe ao poder público alternativas para o futuro, a fim de que as pessoas tenham melhor qualidade de vida. Ela é uma conquista de toda a sociedade teresinense e reflete seus sonhos e desafios, projetando e norteando as transformações que devem ocorrer até 2030. Durante o percurso, ao longo desses 15 anos, representantes da comunidade teresinense acompanharão os avanços da cidade e farão revisões nesse documento, redefinindo as prioridades sempre que for necessário”, explicou Matias Matos, coordenador da Agenda Teresina 2030.

Conquistas da Agenda 2015

A Agenda Teresina 2015 foi lançada no início dos anos 2000, contemplando 17 temas relevantes para o desenvolvimento da cidade, levando-se em consideração as potencialidades e a vocação da capital e as tendências da época.

O documento foi um instrumento técnico-político dinâmico e um marco de referência tanto para a administração pública como para a sociedade civil no processo de desenvolvimento de Teresina, criando a possibilidade de uma permanente reflexão sobre aquilo que se quer para a cidade.


Fonte: Com informações do Portal PMT