“Agora o passo é acompanhar as obras do Luz para Todos", diz Uchôa

O deputado Antônio Uchôa convocou em 2008 uma Audiência Pública, convidando o Presidente da Cepisa para esclarcer o andamento do Programa

Na manha da última quarta feira, dia 27, aconteceu a solenidade para assinatura de cinco lotes de contratos com empresas para a finalização do programa Luz Para Todos. Para oficializar o evento estavam presentes: o governador Wellington Dias, o presidente da Cepisa Flávio Decat, o presidente da Eletrobrás José Antonio Muniz, o deputado Antônio Uchoa, dentre outras autoridades.

Em outubro de 2008, quando o programa Luz para Todos no Piauí tinha alcançado apenas 20% de sua meta, enquanto que os demais estados da Federação tinham cumprindo 100%, o Deputado Antônio Uchôa convocou uma Audiência Pública, convidando o Presidente da Cepisa, o Coordenador Nacional do Programa Luz para Todos, Hélio Morito Shinoda e outras autoridades locais relacionadas com o programa.

O objetivo desta audiência foi identificar as principais razões pelas quais o programa não tinha alcançado seu objetivo no estado. Na ocasião o Deputado Uchoa fez sugestões e aprovou uma comissão de acompanhamento do programa no Piauí, formada por um deputado, um secretário de estado, um desembargador, um procurador do Ministério Público e um Conselheiro do CREA-PI. ?Colocamos as dificuldades e diante disso encontramos a solução para os problemas encontrados?, relembra Uchôa. Essa audiência foi uma das mais concorridas naquele ano, com participação de quase todos os parlamentares, secretários de estado, ministério público, empresários e representantes de classe.

Na ocasião Flávio Decat assumiu o compromisso de que até dezembro de 2010 o programa seria concluído. Na solenidade de assinatura dos contratos que irão universalizar o acesso à energia elétrica por todos os piauienses, Uchôa, ao cumprimentar Decat, disse: "O senhor é homem que honra seus compromissos".

Com as assinaturas o governo está com todas as ligações contratadas no estado. ?Todos os contratos assinados é uma garantia para a execução do projeto. Agora o próximo passo é acompanhar as obras para que sejam realizadas dentro do prazo estabelecido e com a qualidade devida?, finalizou Uchôa.

São mais de 700 jovens beneficiados com o curso de capacitação para atender ao Programa Luz Para Todos, nas cidades de Teresina, Piripiri, Picos, Bom Jesus e Floriano. ?O programa além de desenvolver a região é uma oportunidade de gerar emprego e renda. Com o aumento das obras o Piauí dará um salto e se nivelará tecnicamente com os outros estados?, finalizou o deputado.

Fonte: Sávia Barreto, Jornal Meio Norte