Alepi vai convocar bancada federal para tratar da seca no Piauí

Alepi vai convocar bancada federal para tratar da seca no Piauí

Audiência discutiu a suspensão do repasse do Seguro Safra a 35 municípios que decretaram emergência

Todos os deputados federais e senadores do Estado devem comparecer à Assembleia Legislativa do Piauí nos próximos dias para discutirem a formulação de um conjunto de ações concretas para amenizar a situação dos municípios que decretaram emergência devido à estiagem no Piauí.

Esse foi o resultado da audiência pública realizada na tarde de ontem na Alepi e que discutiu a suspensão do repasse do Seguro Safra a 35 dos 38 municípios piauienses que decretaram situação de emergência.

A deputada estadual Liziê Coelho (PTB) afirmou que é preciso desviar o eixo de decisão sobre o pagamento do Seguro Safra do Governo Federal para as autoridades estaduais.

"Só assim conseguiremos acabar com decisões que se baseiam em relatórios frios e distantes da realidade do homem do campo. As prefeituras e os agricultores fizeram a sua parte, mas foram prejudicados pelos critérios utilizados pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário para liberar o recurso", declarou.

A pedido dos outros deputados que estavam presentes na audiência, a deputada irá convocar outra reunião para discutir somente o tema seca no Estado, sem a discussão sobre o Seguro Safra. "Os debates foram tão profundos que resolvemos prolongá-los para proporcionar uma maior participação de todos.

Nesse próximo encontro, esperamos a maior presença da bancada federal e do Governo Federal", declarou.

Segundo a parlamentar, a situação no interior do Estado tem se agravado e os agricultores estão vendendo suas criações para que os animais não morram de fome.

Fonte: Sávia Barreto, Jornal Meio Norte