Apoiadores de Marina fazem votação para escolher nome de novo partido

Apenas participantes registrados pelo grupo podem participar da votação.

Alinhados com o discurso de Marina Silva, apoiadores da ex-ministra do Meio Ambiente estão promovendo uma espécie de "plesbicito virtual" para escolher o nome de seu novo partido.

A enquete foi organizada a partir de sugestões de internautas e reúne 40 nomes para serem escolhidos até às 12h da segunda-feira (21).



Os nomes mais votados para a nova sigla, até a tarde de ontem, eram "Semear" (Sustentabilidade, Educação, Meio ambiente, Ética e Renovação) e Movimento Sustentabilidade e Cidadania, segundo Geraldo Oliveira, membro do movimento Nova Política, grupo responsável pela consulta online.

Apenas participantes registrados pelo grupo podem participar da votação.

Entre as outras opções estão nomes como "GAIA", "Rede Verde", "Plural", "Partido da Terra" e "Brasil Vivo".

A proposta do movimento é levar as três opções mais populares para a própria Marina bater o martelo, o que deverá acontecer em um encontro na terça-feira, em São Paulo.

Marina irá conversar com seus simpatizantes sobre como será o processo para criar a legenda.

A escolha do nome é o que falta para os marineiros irem às ruas colher as cerca de 500 mil assinaturas necessárias para criar o partido. Para viabilizar a candidatura em 2014, a sigla precisa ser criada até outubro deste ano, prazo exigido pela lei eleitoral.

O movimento de apoio à Marina surgiu em 2011, após ela deixar o PV. Um ano antes, ela conquistou quase 20 milhões de votos na disputa pela Presidência.

Apesar do engajamento de grande parte dos membros, o grupo de apoiadores foi criado com o propósito de ser multipartidário e, segundo alguns membros, continuará com suas atividades independentemente da nova sigla.

Fonte: Folha