Após empate, candidato é eleito por ser mais velho no Ceará

Iran teve o mesmo número de votos do segundo colocado, 5.811

O prefeito da cidade de Cariús, cidade do Sul do Ceará, José Fernandes Ferreira, conhecido como Iran, venceu a disputa pela prefeitura de cidade por ser mais velho que o principal adversário, conhecido como Nizo (PMDB). 

Isso porque quando todas as urnas foram computadas, o resultado foi um empate, ambos tiveram 5.811 votos, mas Iran respirou aliviado. “Sabia que o desempate era pela idade. E já sabia que era mais velho que ele. A gente foi criado junto”, conta.

O caso de Cariús, de 18 mil habitantes e distante 418 quilômetros de Fortaleza, não é inédito nas eleições brasileiras, mas foi o único no pleito de 2016. Com o empate, a eleição foi decidida pelo critério "idade". O artigo 110 do Código Eleitoral diz: "em caso de empate, haver-se-á por eleito o candidato mais idoso". Iran, de 46 anos, desbancou Nizo, de 41.

"Não dá nem pra explicar a sensação que foi (ao fim da apuração). Quem tava mais tranquilo era eu. Era todo mundo chorando, desesperado. Tinha uma média de 500 pessoas na casa, com a porta aberta, gente na rua", lembrou o candidato, eleito pela primeira vez para o cargo.


Em cidade do CE, disputa empata e prefeito é eleito pela idade (Crédito: G1)
Em cidade do CE, disputa empata e prefeito é eleito pela idade (Crédito: G1)


Fonte: Com informações do G1