Após posse de Dilma, site da Presidência sofre ataque e fica fora do ar

O ataque já foi assumido no Twitter pelo grupo "Fatal Error Crew".

O site da Presidência da República (www.presidencia.gov.br) está fora do ar neste domingo (2), um dia após a cerimônia de posse da presidente Dilma Rousseff. O ataque já foi assumido no Twitter pelo grupo "Fatal Error Crew".

A assessoria de imprensa do Palácio do Planalto --que também não conseguia abrir o site-- informou que o Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados) detectou problemas em seus servidores, mas classificou o caso como uma "falha técnica", não um ataque.

A página está fora do ar há pelo menos 5h. Algumas páginas internas, como o Blog do Planalto e a Secretaria de Imprensa do Palácio do Planalto, continuam disponíveis.

Os piratas virtuais responsáveis pelo ataque empregaram uma ação conhecida como "negação de serviço" (DDoS, na sigla em inglês). O ataque consiste na inundação de um site com milhares de pedidos de acessos simultâneos, tornando o endereço instável ou tirando-a do ar.

A manobra ficou conhecida após hackers saturarem os servidores de corporações como Visa e Mastercard, consideradas inimigas do WikiLeaks.

O site do Palácio do Planalto havia sido repaginado ontem, com sessões que apresentavam as diretrizes da nova presidente. Não há previsão de retorno.

Fonte: Folha Online, www.folha.com.br