Após radioterapia, Lula apresenta uma irritação na garganta

Após radioterapia, Lula apresenta uma irritação na garganta

Incômodo começou nesta semana e é maior quando ex-presidente come

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva está sentindo irritação na garganta após suas primeiras sessões de radioterapia pelo tratamento de um câncer na laringe, segundo sua assessoria de imprensa. O incômodo começou nesta semana e é constante e maior quando ele come.

O ex-presidente passou na manhã desta terça-feira (17) pelo Hospital Sírio-Libanês para sua 10ª sessão de radioterapia, por conta da doença. Ao todo, Lula vai passar por 33 sessões do tratamento ao longo dos próximos dias. Segundo a assessoria, a voz de Lula não foi afetada pelo tratamento.

A irritação está dentro do previsto no tratamento, mas deixou Lula indisposto, disse sua assessoria. Além da radioterapia, ele está sendo submetido a sessão de quimioterapia complementar uma vez por semana.

Nesta terça-feira, Lula almoçou com o presidente do Uruguai, José Mujica, e sua mulher, a senadora Lucia Topolansky, em um hotel em São Paulo. O ex-ministro Luiz Dulci, diretor do Instituto Lula, também participou do encontro.

O presidente do Uruguai está em férias no Brasil e decidiu prestar solidariedade a Lula, que está em tratamento desde o ano passado. Após o alomoço, Mujica e a mulher devem conhecer o Museu de Arte de São Paulo (Masp). O retorno para Montevidéu está previsto para a noite desta terça.

Segundo a equipe médica, os primeiros exames após a quimioterapia, em dezembro, indicaram que o tumor na laringe havia sofrido uma redução de tamanho de 75%.

Fonte: G1