Após resultado do Enem, Governo garante investir no ensino médio

Governo do estado do Piauí reforça compromisso e garante investimentos no ensino médio

O Governo do Estado do Piauí, através da Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc) parabeniza o esforço das escolas pelos resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), divulgados nesta última quinta-feira (22) pelo ministro da Educação Aloizio Mercadante. Na edição 2011, a média nacional das escolas públicas foi de 474,22 pontos, enquanto que entre as particulares a média foi de 569.

Segundo Mercadante, o resultado não pode ser considerado com ranking das melhores escolas de ensino médio do país. ?O ENEM não é um ranking de avaliação entre as escolas, é uma avaliação dos alunos, dos estudantes. É insuficiente como avaliação do estabelecimento escolar?, ressaltou o ministro.

No Piauí, além dos destaques nacionais com os resultados obtidos pelas escolas particulares, onde o Colégio Dom Barreto aparece entre os dez melhores resultados do país, quase 10% das escolas estaduais piauienses submetidas ao Exame ficaram acima da média nacional das escolas públicas. A média geral das escolas do Piauí foi de 493,10 pontos. Já das escolas públicas piauienses foi de 454,6.

Um exemplo de sucesso é a Unidade Escolar Agostinho Brandão, de Cocal dos Alves, que obteve a melhor nota na rede estadual de ensino do Piauí com 524,79 pontos. Conhecida nacionalmente pelos seus desempenhos sempre positivos, a escola confirma a boa fase. Esta semana, inclusive, o próprio governador fez o convite ao professor de matemática da escola Antonio Amaral para coordenar um projeto de melhoria da qualidade do ensino de Matemática junto aos professores da Rede Pública Estadual.

Segundo o governador do Estado, Wilson Martins, diante dos investimentos destinados ao Ensino Médio e do compromisso do Governo com esta etapa de ensino torna-se inevitável o reconhecimento de que a escola pública desenvolva um crescente movimento com significância para aprendizagem do alunado.

O secretário da Educação, Átila Lira, complementa dizendo que experiências exitosas implementadas pelo Governo do Estado através da SEDUC têm gradativamente contribuído para a melhoria do Ensino Médio no Piauí.

?Programas como Mediação Tecnológica - Mais Saber, Ensino Médio Inovador e o Intensivão ENEM, que serve como um preparatório para o Enem, favorecem o aprendizado dos alunos dessa modalidade na rede Estadual?.

?Além disso, as Escolas de Tempo Integral também se destacam nessa empreitada. Tudo isso aliado a projetos criados e coordenados pela Secretaria, como o Plano de Intervenção Pedagógica e a preocupação com a formação do docente têm sua parcela de contribuição na melhoria dos resultados?, completa Lira.

Fonte: CCOM