Após superar pneumonia, Lula articula apoio a Haddad

Após superar pneumonia, Lula articula apoio a Haddad

Luiz Inácio Lula da Silva deve retomar nos próximos dias a agenda política.

Cerca de uma semana após encerrar o tratamento contra uma pneumonia, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve retomar nos próximos dias a agenda política. Lula deve receber no domingo, em seu apartamento em São Bernardo do Campo (SP), o presidente nacional do PSB e governador de Pernambuco, Eduardo Campos. Especula-se que no encontro, ainda não confirmado pelas assessorias do ex-presidente e do partido, estará em pauta o apoio do PSB à candidatura de Fernando Haddad à prefeitura de São Paulo.

A sigla é disputada tanto pelo PT quanto pelo PSDB, que deve decidir, no mesmo dia da reunião, o candidato do partido ao pleito de outubro - José Serra, Ricardo Tripoli e José Aníbal disputam as prévias tucanas. Integrante da base aliada de Dilma Rousseff, o PSB também faz parte do governo de Geraldo Alckmin, sendo que o presidente do PSB paulista, Márcio França, é secretário estadual de Turismo de São Paulo.

No início de março, Haddad se encontrou com Eduardo Campos para articular uma aliança nas eleições municipais. Na ocasião, o ex-ministro da Educação afirmou que o PSB não sinalizou que direção seguiria no pleito paulistano, e que o acordo não deveria sair em um prazo inferior a um mês.

O câncer de Lula

Após queixa de dores de garganta, Lula realizou uma série de exames na noite de 28 de outubro do ano passado. Na manhã do dia seguinte, foi divulgado boletim médico do Hospital Sírio-Libanês, de São Paulo, informando que foi diagnosticado um tumor maligno na laringe, que seria inicialmente tratado por quimioterapia.

O câncer na região da laringe é mais comum entre homens e o de maior incidência na região da cabeça e pescoço. Os principais fatores que potencializam a doença são o tabagismo e o consumo de álcool. Já os sintomas são: dor de garganta, rouquidão, dificuldade de engolir, sensação de "caroço" na garganta e falta de ar.

Fonte: Terra