Aposentadoria da ministra Ellen Gracie do STF é oficializada

Aposentadoria da ministra Ellen Gracie do STF é oficializada

Presidente Dilma Rousseff fará a indicação de novo integrante para o STF.

Foi publicada nesta segunda-feira (8), no "Diário Oficial da União", a concessão da aposentadoria da ministra Ellen Gracie do Supremo Tribunal Federal (STF). O Ministério da Justiça havia recebido na noite desta segunda (1º) o pedido de desligamento da função.

Com a oficialização do pedido, a presidente Dilma Rousseff indicará um novo integrante para o Supremo Tribunal Federal, em substituição a Ellen Gracie. Segundo o blog de Cristiana Lôbo, são cotados um homem e três mulheres (Teori Zavascki, Sylvia Steiner, Elizabeth Rocha e Nancy Andrighi), mas a presidente teria preferência por uma mulher.

Ellen Gracie tem 63 anos ? a aposentadoria compulsória para ministros do Supremo é aos 70 anos. Ela ainda teria a aspiração de ocupar uma vaga numa corte internacional.

O tribunal retomou atividades na segunda (1º), e grande parte dos processos em pauta nesta primeira semana após a volta do recesso são relatados pela ministra.

Ellen Gracie foi a primeira mulher a integrar o Supremo Tribunal Federal, nomeada em 2000 pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso. Entre 2006 e 2007, ela presidiu o tribunal.

Fonte: g1, www.g1.com.br