Arruda precisa de cateterismo, diz médico

O governador preso do Distrito Federal, José Roberto Arruda (sem partido), precisa fazer um cateterismo em uma das artérias do coração

O governador preso do Distrito Federal, José Roberto Arruda (sem partido), precisa fazer um cateterismo em uma das artérias do coração. A informação foi passada pelo seu médico particular, Brasil Caiado, ao sair da Superintendência da Polícia Federal, em Brasília, na tarde desta terça-feira (16). Segundo o cardiologista, a necessidade do procedimento foi apontado pela tomografia realizada no governador ontem (15).

De acordo com Caiado, a tomografia realizada mostrou a obstrução de aproximadamente 50% da artéria descendente anterior, uma das principais do coração. O cateterismo cardíaco é um procedimento médico usado para diagnóstico e tratamento de certas condições cardíacas. Por isso, a realização do exame precisa ocorrer até o fim da semana.

Segundo o médico, o teste avaliará de forma mais precisa os riscos do problema apontado pelo primeiro exame. "O problema é que a tomografia das coronárias mostrou uma placa de gordura na artéria descendente anterior. É uma placa estimada, porque é um exame por imagem, em 50% de obstrução. A artéria descendente anterior é uma artéria principal do coração", afirmou Caiado aos jornalistas ao sair da PF. Segundo ele, foram pegos "vários resultados" hoje. O médico afirmou que a pressão do governador está um pouco elevada - 13 por 9 - e ele tem uma arritmia sem características de malignidade.

Fonte: Congresso em Foco