Assembleia Legislativa faz entrega de medalhas às vítimas da ditadura no PI

Assembleia Legislativa do Piauí concedeu a Medalha do Mérito Legislativo a sete personalidades que sofreram agressões na época do Regime Militar

Durante sessão solene realizada ontem para lembrar os 50 anos da ditadura militar no Brasil, a Assembleia Legislativa do Piauí concedeu a Medalha do Mérito Legislativo a sete personalidades que sofreram agressões na época do Regime Militar.

Foram homenageados: Antônio José Medeiros, Ubiraci Carvalho, Jônatas Nunes; Francisco Chagas Rodrigues; Jesualdo Cavalcante; Aldir Nunes e Celso Barros Coelho. A sessão solene foi proposta pelos deputados estaduais Fábio Novo e Merlong Solano, ambos do PT.

Para Fábio Novo, a cerimônia e a medalha são muito importantes para resgatar a história do país durante a ditadura. ?Alguns políticos tiveram seus mandatos cassados. Outros foram presos.

Com certeza foi muito difícil para essas pessoas suportar as agressões, quer sejam físicas ou verbais. Por isso essa solenidade objetiva resgatar essa história e homenagear essas pessoas?, frisa.

O representante da Comissão Nacional da Verdade, Pe-dro Laurentino Reis, enfatizou a busca incessante da entidade para apurar as violações dos Direitos Humanos ocorridas durante o Regime Militar. ?A Comissão investiga cabalmente a história e ouve os agredidos para que a verdade venha à tona e possamos punir os agressores?, ressalta.

O professor Antônio José Medeiros, que foi um dos homenageados com a Medalha do Mérito Legislativo, falou das duras pressões sofridas na época da ditadura.

?Fui preso apenas por ser contra o regime. Fui agredido de todas as formas possíveis. Mas hoje sou muito feliz por ter feito parte dessa história e, principalmente, ver o fim da ditadura?, finaliza.

Fonte: Jornal Meio Norte