Assembléia Legislativa aprecia 34 projetos

Para a votação das matérias foram realizadas duas sessões

Os deputados estaduais apreciaram e votaram em plenário, nesta quinta-feira (11.12), 34 matérias. O esforço concentrado teve como objetivo encerrar o processo de votação de matérias antes do recesso parlamentar. Entre as matérias aprovadas destacam-se o Orçamento Geral do Estado para 2009 e a criação da Agência de Desenvolvimento do Piauí, o novo banco popular de financiamento.

Para a votação das matérias foram realizadas duas sessões. O presidente da Casa, Themístocles Filho (PMDB), informou aos deputados que o plenário da Casa tem ainda até o dia 22 de dezembro para realizar a votação das matérias, ?mas nós estamos concentrando esforços para limpar a pauta de votações?, afirmou.

Outro projeto importante aprovado ontem foi o que implanta o piso nacional dos professores. O projeto foi aprovado em plenário em primeira e segunda votação com emendas. O piso salarial dos professores no Piauí, segundo o líder do Governo, deputado João de Deus (PT), será implantado até janeiro de 2010. Os professores passam a receber o salário base de R$ 980 com reajuste previsto segundo a inflação.

Além destes, foram aprovados ainda os projetos de reajuste dos salários dos fazendários, o indicativo de projeto de lei, de autoria do deputado Marden Menezes (PSDB), que prevê a instituição de desconto no IPVA para motoristas que não cometerem infração de trânsito. O indicativo de projeto segue agora para o Poder Executivo, para ser sancionado.

Relator analisa dados do Orçamento para 2009

Fonte: Alepi, www.alepi.pi.gov.br