Assembleia promove reunião temática para discutir suicídio no PI

A ação contará com uma palestra do psicólogo e professor Marcelo

O Plenarinho da Assembleia comportará na manhã desta segunda (14) uma reunião temática para discutir o suicídio no Piauí. A ação contará com uma palestra do psicólogo e professor Marcelo Tavares, que tem importante atuação no Núcleo de Intervenção em Crise e Prevenção do problema.

O debate enseja para o diálogo aberto em torno da questão, de modo que os casos possam ser evitados, tendo em vista que nos últimos 45 anos, a taxa de suicídio cresceu 60% em escala mundial. Já no Brasil, de acordo com o mais recente Mapa da Violência, de 2014, o Piauí está em quinto lugar no ranking dos estados com o maior número de casos de suicídio.

Com esse quadro preocupante, a deputada estadual Flora Izabel (PT) ressaltou a importância da reunião temática, indicando para a contribuição da ação na conscientização.

"Propomos esse momento pois acreditamos na necessidade urgente de estimular a discussão sobre essa temática tão delicada e, assim, contribuir para conscientização e prevenção", ressalta a deputada Flora Izabel.

AÇÕES - Ao encontro da questão, cabe indicar a criação do Núcleo de Estudos e Prevenção do Suicídio em Teresina, contando com a posse dos membros na última semana. Nisso, a iniciativa se deu por intermédio da necessidade de desenvolver estratégias de promoção de qualidade de vida, de educação, de proteção e de recuperação da saúde e de prevenção de danos.

Para isso, deve-se identificar a prevalência dos determinantes e condicionantes do suicídio e tentativas, assim como os fatores protetores e o desenvolvimento de ações intersetoriais de responsabilidade pública, sem excluir a responsabilidade de toda a sociedade.

Fonte: Francy Teixeira