Hoje: Candidatos a vice apostam em debate na TV Meio Norte

A oportunidade será aproveitada para fortalecer as propostas de cada coligação aos eleitores do Piauí

Os candidatos a vice-governador ? geralmente relegados ao segundo plano ? estarão discutindo hoje as propostas de cada chapa no debate realizado pela TV Meio Norte e mediado pelo jornalista Silas Freire no estúdio Carlos Jansen. A oportunidade, garantem os candidatos, é ímpar e será aproveitada para fortalecer as propostas de cada coligação aos eleitores piauienses. De acordo com o deputado Moraes Sousa Filho (PMDB), candidato a vice do governador Wilson Martins (PSB), o debate é a ?chance de cada um esclarecer sua posição como vice?.

Zé Filho também admitiu que a expectativa sobre sua candidatura é ainda maior. Caso seja eleito em outubro, ele deverá concorrer à reeleição, já que Wilson não poderá disputar pela terceira vez o pleito majoritário para cargos executivos. ?Sabemos disso e acreditamos que vamos passar à população nossas ideias?, ressaltou. Para o candidato a vice na chapa do ex-prefeito Sílvio Mendes (PSDB), o tucano Raimundo Sá, o R.Sá, o debate contribui para que as pessoas reflitam sobre as candidaturas.

?Colocar os candidatos à vice-governador também para confrontar idéias é um forma de mostrar de fato as propostas para o Estado, lembrando que o vice-governador também tem um papel fundamental na condução do executivo estadual. Vamos debater e dialogar com todos os candidatos?, argumentou R. Sá.

Já para Jose Sólon de Souza, vice da vereadora Teresa Britto (PV), no debate dos vices será possível ?mostrar de maneira objetiva a importância do papel do vice, de um ângulo colaborador, pois o vice trabalha diretamente ligado ao governador?. ?O debate vai trazer a tona o conhecimento, o currículo de cada candidato, por conta disto eu vejo este debate com muita importância. Nossas propostas são baseadas em desenvolvimento sustentável, na preservação do meio ambiente e no bem estar da família?, frisou Sólon.

O deputado estadual Flávio Nogueira (PDT), vice do senador João Vicente Claudino (PTB), disse que pretende expor as diretrizes do plano de governo trabalhista. ?Queremos contribuir para o eleitor fazer uma escolha melhor, mostrando que o voto não é só no candidato a governador, pois o vice pode assumir em uma eventualidade e ajudar durante a gestão?, avaliou Nogueira. Para o candidato do PSOL, vice de Romualdo Brazil, o tempo no ar será importante para compensar os poucos segundos do horário eleitoral gratuito.

?Iremos nos preparar para mostrar porque nossas propostas são as mais avançadas?, pontuou. Domingos Cardoso Brito, o vice do Pastr Macêdo (PMN) ao Governo estadual, também destacou que fará ?o que for possível para satisfazer os eleitores?.

No próximo dia 19 de agosto será a vez dos candidatos ao Senado, Antônio José Medeiros e Wellington Dias, ambos do PT, Ciro Nogueira e R. Silva, do PP, Mão Santa (PSC) e Heráclito Fortes (DEM), Antônio Florentino (PV), Pastor Moisés Pinto (PMN), Marineide Albuquerque e Zilton Duarte (PSOL), responder por que querem ser senadores do Piauí. (S.B.)

Fonte: Sávia Barreto, Jornal Meio Norte