Bancada federal vai discutir potencial de gás no Estado do PI

O Conselho Nacional de Política Energética(CNPE) já aprovou a 11ª rodada de licitação de novos blocos de exploração de petróleo e gás natural.

A bancada federal do Piauí se reúne hoje com a presidente da Agência Nacional de Petróleo (ANP), Magda Chambriard, para discutir sobre o potencial de exploração de petróleo e gás natural no Estado.

O convite foi feito pelo coordenador da bancada, senador João Vicente Claudino (PTB-PI), que fará uma exposição sobre estudos que identificaram indícios de óleo no Estado.

De acordo com João Vicente, nesta reunião os parlamentares terão a oportunidade de tirar todas as dúvidas sobre o tema. Depois da exposição da diretora da ANP, a ideia é montar uma agenda de compromissos da bancada para o maior aproveitamento do potencial piauiense.

O Conselho Nacional de Política Energética(CNPE) já aprovou a 11ª rodada de licitação de novos blocos de exploração de petróleo e gás natural, localizados principalmente na Bacia do Parnaíba. Ainda depende da autorização da presidente Dilma Rousseff para a realização do leilão dos lotes.

Para a inclusão do Piauí na próxima licitação para a exploração de gás no país deverá ser perfurado um poço estratigráfico no Estado, que irá definir o potencial de produção de gás natural do solo piauiense.

A perfuração do poço deverá ser executada pela Petrobras, com recursos oriundos da cláusula contratual instituída pela ANP, que obriga as empresas concessionárias a investir 1% da receita bruta dos grandes campos de produção em pesquisa e desenvolvimento no setor de petróleo e gás.

O Piauí faz parte da formação geológica da Bacia Sedimentar do Parnaíba, que inclui o Maranhão e uma pequena parte do Tocantins.

Fonte: Sávia Barreto, Jornal Meio Norte