Bancada piauiense tenta liberar emendas do Orçamento 2015

Das emendas individuais foram autorizadas 3,9% do que foi proposto, e ainda porque eram para áreas tidas como prioritárias pelo governo federal como educação e saúde

A bancada piauiense em Brasília está fazendo um esforço conjunto para tentarem liberar as emendas destinadas para investimentos, sobretudo em infraestrutura, no Piauí, antes do final do ano. 

Eles têm até o dia 30 de dezembro para tentar liberar os valores que foram empenhados e não liberados no Orçamento Geral da União. Os deputados ainda querem que as emendas individuais e de bancada sejam impositivas para garantir os investimentos nos estados e nos municípios.

Os parlamentares do Piauí apresentaram emendas no valor de R$ 343.219.225,00 ao Orçamento Geral da União que está em vigor neste ano de 2014. Segundo o deputado Júlio César cerca de 80% das emendas foram empenhadas, mas apenas 19% foram liberadas pelo Governo Federal. 

Das emendas individuais foram autorizadas 3,9% do que foi proposto, e ainda porque eram para áreas tidas como prioritárias pelo governo federal como educação e saúde.

"Nós vamos passar esta semana em Brasília tentando liberar estas emendas e negociando mais repasses para o Piauí. Precisamos de investimentos. Não podemos abdicar de nenhum valor para o Estado. Vamos lutar pelas emendas que estão empenhadas, temos até o final do ano para liberá-las. Vamos trabalhar para isso até a última hora.", adiantou Júlio César.

Dentre as emendas de bancada apresentadas estão o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) do Projeto "Artérias do Parnaíba", de autoria do deputado Jesus Rodrigues (PT); recurso para a Secretaria Estadual de Saúde efetuar a compra de equipamentos para hospitais, emenda destinada pelo deputado federal Marllos Sampaio 

(PMDB); a transposição do Rio Parnaíba em mais um braço, indicada pelo deputado Hugo Napoleão (PSD); e a construção de uma vila olímpica no município de Parnaíba, defendida pelo deputado Osmar Júnior (PC do B).

Fonte: Jornal Meio Norte