"Blog do Planalto" entra no ar nesta segunda sem permitir comentários

Blog será um instrumento para o presidente falar diretamente com setores cada vez mais numerosos da sociedade que se informam pela web

A Presidência da República abriu nesta segunda-feira (31) mais uma frente de comunicação para aproximar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva da população. Depois da coluna semanal "O presidente responde", publicada todas as terças-feiras nos jornais impressos, entrou no ar nesta segunda o ?Blog do Planalto?, um diário eletrônico que irá divulgar ações de Lula.

Segundo a Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom), o blog será um instrumento para o presidente falar diretamente com setores cada vez mais numerosos da sociedade que se informam pela internet. Os textos do blog serão escritos por uma equipe da Secom, e não pelo próprio presidente. Três jornalistas e dois técnicos foram contratados para se dedicar exclusivamente ao blog. A ideia é produzir e dar prioridade a textos, fotos e vídeos relacionados à agenda, às ações e às decisões de Lula e das estruturas vinculadas diretamente à Presidência da República.

O blog entrou na rede mundial de computadores nesta segunda trazendo informações sobre o pré-sal, tema de uma reunião entre Lula, ministros e governadores neste domingo, e a história do petróleo no país. Um vídeo com o presidente Lula dando boas-vindas aos internautas e outro com uma entrevista de Lula no programa de rádio "Café com o presidente", transmitido todas as segundas-feiras, também estão na lista de conteúdos disponíveis no blog.

Os textos publicados no blog seguem uma linguagem informal, como pode ser conferido no texto ?Acabou a tensão Pré-sal?, que cita como fonte para uma das informações um certo ?joão-de-barro?. ?Até que se defina uma nova repartição, ficam mantidas as regras atuais de distribuição, disse ao Blog do Planalto o ?joão-de-barro? que costuma fazer seu ninho perto da biblioteca do Palácio da Alvorada?, registra o texto.

Apesar de a proposta do blog ser aproximar o presidente da população, em um primeiro momento, os internautas não poderão interagir com Lula no blog. Há, no entanto, um campo para críticas e sugestões. Os comentários foram vetados pela equipe da Secom. O ?Blog do Planalto? pode ser acessado em (blog.planalto.gov.br).

Fonte: g1, www.g1.com.br