Câmara aprova fim da reeleição de presidente, governador e prefeito

Câmara aprovou doação de empresas a partidos

Por 452 a favor e 19 contra, foi aprovada o fim da reeleição para presidente da República, governador e prefeito. A votação aconteceu na noite de quarta-feira (27), na Câmara dos Deputados durante sessão que apreciam as propostas da reforma política no Brasil.

O tempo de mandato continuará sendo de quatro anos, apesar de que existe uma proposta para que o mandato se prolongue por mais um ano, totalizando cinco ao todo. Os deputados rejeitaram a proposta para o financiamento exclusivamente público das campanhas, permitindo assim que os partidos recebam doação de empresas.

A PEC que pede a reforma política será votada individualmente em cada proposta e deve atingir no mínimo 308 votos para ser aceita. Se aprovada, a proposta seguirá para análise do Senado Federal.

A nova regra do fim da reeleição não valerá para os prefeitos eleitos em 2012 e governadores eleitos em 2014, que poderão tentar pela última vez uma recondução consecutiva no cargo. O objetivo do prazo é para a incidência da nova regra foi obter o apoio dos partidos de governantes que estão atualmente no poder.

Fonte: Com informações do G1