Câmara de Teresina e STRANS discutem edital de alvarás de taxistas

Strans e representantes da câmara se reuniram para falar do edital

Image title

Atendendo requerimento da Vereadora Graça Amorim, uma equipe da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (STRANS) composta pelo Superintendente, Carlos Augusto Daniel, diretora de Transportes, Cintia Machado. Diretor Administrativo de Trânsito, Ricardo Freitas foram à Câmara Municipal de Teresina prestar esclarecimentos sobre o edital de alvarás de taxistas, cuja previsão de divulgação PE 27 de agosto. Uma das novidades é que 48 vagas das 484 vagas são destinadas a taxistas mulheres.

Para chegar a este número de editais, a Strans utilizou a proporção de 1 táxi para cada 420, baseado na população de Teresina estimada em  840 mil habitantes, segundo o IBGE 2010.  Das 484 vagas, 40 são para transportar pessoas com deficiência,  o obeso e  idoso com mobilidade reduzida. Há também 4 vagas para os operadores que tenham deficiência e as 48 vagas para mulheres.

“O edital prevê pontuação para os que vão concorrer à licitação. Por exemplo que tiver carteira tipo D ou E e maior tempo de carteira e no exercício da profissão terão maior ponto. A quantidade de dependentes do concorrente também vai pontuar. Quanto mais filho, mais ponto. Isso vai beneficiar quem precisa mais. Ano de fabricação e conforto do veículo também são critério de pontuação.”, explica a Vereadora após a reunião.

Ela informou ainda que haverá também pontuação negativa para as pessoas que cometem infração e levam multa. “Quanto mais ponto negativo na carteira, mais ponto negativo na concorrência. O edital está redondo. Nós vereadores que participamos da reunião ficamos satisfeitos com a maneira que as vagas foram distribuídas”, destaca. 

Graça Amorim comemorou o fato desta licitação ter sido bandeira de luta dela. “Após realizar uma audiência pública para discutir a carência de táxi no mercado, conseguimos sensibilizar a Prefeitura de Teresina para a liberação destes alvarás, além da abertura de cota para as mulheres, que também foi requerimento meu diretamente ao prefeito. Eu me sinto duplamente contemplada”

Fonte: Assessoria