Câmara do DF deve eleger nesta quarta (27) novo presidente da câmara

Câmara do DF deve eleger nesta quarta (27) novo presidente da câmara

O deputado Wilson Lima (PR) é o parlamentar favorito para assumir o comando da Casa

O presidente interino da Câmara Legislativa do Distrito Federal, deputado Cabo Patrício (PT), marcou para esta quarta-feira, às 15 horas, a eleição do novo presidente da Casa. O cargo está vago desde segunda-feira, quando o deputado distrital Leonardo Prudente (ex-DEM) renunciou.

Prudente, acusado de participar de esquema de corrupção e flagrado guardando maços de dinheiro nos bolsos e nas meias, já estava afastado da presidência há quase uma semana por determinação da Justiça.

O nome mais cotado entre os parlamentares para assumir o comando da Câmara é o deputado Wilson Lima (PR). Ele tem o aval do governador José Roberto Arruda (ex-DEM) e não esconde a disposição de "assumir o ônus" de presidir uma Casa em crise:

- Alguém tem que assumir o ônus. Tenho três mandatos, gosto do meu trabalho, e aceito conduzir a Câmara como uma missão.

Disputam a indicação da base aliada, além de Wilson Lima, dois ex-secretários de Arruda: Raimundo Ribeiro (PSDB) e Eliana Pedrosa (DEM). Ribeiro também tem a simpatia de Arruda, mas já é relator da CPI da Corrupção e corregedor da Câmara e teria que abrir mão dessas funções para assumir a presidência. Eliana Pedrosa, segundo aliados, tem "personalidade forte e vontade própria" e não teria a simpatia de todos os governistas. Pela oposição, deve concorrer à presidência ou Chico Leite (PT) ou o presidente interino, Cabo Patrício (PT).

Fonte: R7, www.r7.com