Câmara dos Deputados homenageará escolas piauienses

A homenagem foi baseada nos termos do art. 68 do Regimento interno da Câmara dos Deputados.

O debate em torno de uma educação de qualidade ganha cada vez mais espaço em toda a sociedade. Para aproveitar os bons ventos da economia, o país precisa mais do que nunca assumir o caráter de urgência da educação e reconhecer as boas práticas e iniciativas de sucesso.

Por este motivo é que, através do Deputado Federal Júlio César, a Câmara dos Deputados, em Brasília, prestará uma homenagem a cinco das mais destacadas escolas piauienses por motivos peculiares de cada uma delas.

A homenagem foi baseada nos termos do art. 68 do Regimento interno da Câmara dos Deputados e a Sessão Solene que prestará essa homenagem acontece no dia 22 de maio, em Brasília. O Deputado Júlio César foi motivado a prestar esta homenagem pelo mérito dessas instituições e pelo elevado nível de educação.

As escolas homenageadas são: Escola Municipal Casa Meio Norte em Teresina, Centro de Ensino Médio de Tempo Integral Desembargador Pedro de Sá, do município de Oeiras, Instituto Dom Barreto e Escola Popular Madre Maria Villac, ambas em Teresina, e ainda o Município de Cocal dos Alves representado por seus alunos, professores e gestores em Educação.

A Escola Municipal Casa Meio Norte foi fundada em 2000 em uma das

regiões mais periféricas da cidade de Teresina, na Vila Cidade Leste. O grande desafio da escola é oferecer às crianças de seis a quatorze anos de idade, uma proposta de educação que erradicasse o elevado índice de analfabetismo e os diferentes tipos de violência social que eram firmemente implantados na comunidade através do tráfico, da fome, a prostituição e violência doméstica.

?Com uma iniciativa educacional iluminada, a Casa Escola Meio Norte, com o apoio financeiro e logístico do Sistema Meio Norte de Comunicação fez e continua fazendo essa maravilhosa diferença de transformação, passando a cada um de nós a lição mais importante, a de que crianças pobres podem aprender, e aprender com qualidade?, afirma José Osmando de Araújo, Diretor de Jornalismo do Sistema Meio Norte de Comunicação.

?A Escola Meio Norte nos mostrou que é possível, pelo primor da lapidação, transformar simples pedras em diamantes valiosos; que é admissível pacificar uma comunidade inteira e propiciar, pelo caminho libertador do ensino, que ela alcance condição de dignidade e de felicidade?, completa José Osmando, que reconhece ainda o total comprometimento de todo o seu corpo docente.

A homenagem ao município de Cocal dos Alves se estende a toda a sua rede de ensino pública, incluindo aí professores, alunos e gestores da educação da municipalidade graças ao seu nível de educação elevado comprovado por sucessivas vitórias de seu corpo discente em 2011, no concurso Soletrando da Rede Globo, bem como pelas conquistas nas Olimpíadas Brasileiras de Matemática das Escolas Públicas - OBMEP.

Seus alunos conquistaram 3 medalhas de ouro, 2 de prata, 5 de bronze e 15 menções. Entre os destaques do município está o professor Antônio Cardoso do Amaral, professor de Matemática, que venceu em 2011 a eleição de Homens do Ano ALFA ? Escolha do Leitor, realizada no site de ALFA. O professor é um dos maiores incentivadores para a participação dos alunos do município em Olimpíadas nacionais.

Fonte: Marcilany Rodrigues